Pedro Louceiro II toureou pela última vez, quando já se encontrava retirado, em 2013 na inauguração da Monumental de Morelos, no México |
Pedro Louceiro II com Enrique Fraga, seu cunhado, na tarde da confirmação da sua alternativa na Monumental Plaza México, em Dezembro de 1997 |
Vítima de um aneurisma, morreu hoje no México, onde vivia, o cavaleiro Pedro Louceiro II, de 66 anos, filho do saudoso cavaleiro Pedro Louceiro e pai do também cavaleiro tauromáquico do mesmo nome que no ano passado toureou em Sousel na corrida de Páscoa.
Pedro António Louceiro Firmino iniciou-se nas arenas como forcado (foto ao lado), foi cabo de um dos primeiros grupos mexicanos, mas depressa seguiu as pisadas de seu pai e tornou-se cavaleiro tauromáquico, recebendo a alternativa a 19 de Janeiro de 1986 na praça mexicana de Guadalajara (Jalisco), apadrinhado por seu pai, com o testemunho de Jorge Hernández Gárate, Eduardo Funtanet e Paco Barona, com toiros da ganadaria La Playa.
Em Dezembro de 1997 confirmou a alternativa na Monumental Plaza México, com Enrique Fraga (seu cunhado) como padrinho, com quem toureou mano-a-mano e também com os matadores António Urrutia e Óscar Higares (espanhol), frente a toiros de Los Martínez (para cavalo) e de Manuel Martínez Ancira (para a lide a pé).
Pedro Louceiro II nasceu em Sousel a 1 de Dezembro de 1952, mas ainda criança foi viver para o México, quando seu pai aí se radicou. Já retirado, toureou pela última vez em 2013 na inauguração da Monumental de Morelos.
Nos últimos anos, sofreu diversos problemas cardíacos e também um acidente de viação que foram agravando o seu estado de saúde. Pedro Louceiro II morreu esta manhã em casa de um amigo, onde se encontrava, próximo da Cidade do México, informa-nos o também antigo cavaleiro e matador de toiros, hoje conceituado ganadero, Enrique Fraga, seu cunhado.
Pedro Louceiro II tinha quatro filhos, Ana e o também cavaleiro Pedro Louceiro III, do primeiro casamento; e Miguel e Diego do segundo casamento - a quem endereçamos as mais sentidas condolências, bem como a toda a ilustre Família enlutada.
Que em paz descanse.
Fotos D.R.