quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

GFA de Lisboa reuniu antigas glórias e muitos amigos no seu Jantar de Natal


O Grupo de Forcados Amadores de Lisboa levou a efeito no último sábado, no restaurante da Ordem dos Médicos, na capital, o seu tradicional jantar de final de temporada e que este ano encerrava as comemorações do 75º aniversário da sua fundação.
Num salão cheio de forcados, actuais e antigos, e de amigos, celebrou-se um ano muito especial e de particular significado para o grupo fundado pelo imortal Nuno Salvação Barreto, figura várias vezes citada e lembrada ao longo da noite pelos que usaram da palavra.
Francisco Mendonça Mira, destacado forcado do grupo e que nessa mesma manhã tinha sido eleito como um dos quatro vice-presidentes da nova Associação Nacional de Grupos de Forcados, abriu os discursos agradecendo a presença das mais de cento e cinquenta pessoas que ali estavam e fez um breve resumo do que foi a temporada de celebração dos 75 anos do grupo.
João Nuno Azevedo Neves, conceituado advogado e antigo forcado dos Amadores de Lisboa, membro da Comissão de Honra do aniversário do grupo, salientou a importância da figura de Salvação Barreto na história da forcadagem nacional e referiu que o grupo continua nos dias de hoje a demonstrar o mesmo espírito de camaradagem imposto pelo seu fundador.
Entre outros, usaram também da palavra os forcados Nuno Bonneville, Pedro Gil, Eurico Lampreia, João Lucas e ainda o carismático José Luis Gomes, sucessor de Nuno S. Barreto e que ainda esta temporada, com 63 anos de idade, fez uma pega exemplar no Campo Pequeno.
Pedro Maria Gomes, o cabo, foi o último a intervir, agradecendo a presença de todos e em especial dos familiares dos seus forcados, que os acompanham de praça em praça ao longo do ano.
Por fim foi projectado um filme com algumas intervenções do grupo nesta temporada e mensagens de  parabéns pelo aniversário endereçadas por amigos e familiares.
Este jantar marcou o final das comemorações dos 75 anos da fundação dos Amadores de Lisboa - mas as mesmas terão ainda uma sequência no México, onde o grupo pegará pela primeira vez no próximo dia 29 de Dezembro.

Foto tauronews.com