O fotojornalista inglês Mark Benharm retratou em livro as suas visitas a Portugal |
Manuel Ribeiro Telles Bastos fotografado por Mark Benharm |
Ana Batista também surge nas páginas do livro |
O fotojornalista inglês assistiu a algumas corridas de toiros e também se sentiu atraído por esta tão secular tradição portuguesa |
"Duzentos Dias - um retrato de Portugal" é um livro do fotojornalista inglês Mark Benharm que "ilustra uma viagem pessoal através de Portugal" e "abrange as pessoas, as paisagens e o modo de vida que vi através da minha objectiva durante doze visitas".
Segundo o autor, o livro "representa cerca de 200 dias de fotografias".
"Procurei mostrar, ainda que com algum intimismo, um lado de Portugal, cujos valores e modos de vida parecem hamonizarem com os meus. Desde comerciantes, pescadores, caminhantes, até ciganos, senti-me atraído por estas pessoas que vivem a vida de alguma forma distante do deslumbramento pelas mudanças rápidas do mundo moderno", escreve Mark Benharm, que considerou "maravilhoso" tudo o que por cá viu e fotografou.
O repórter assistiu a algumas corridas de toiros e retrata nas páginas do livro essa arte tão portuguesa. Os cavaleiros Ana Batista e Manuel Ribeiro Telles Bastos são algumas das figuras das arenas retratadas na obra por Mark Benharm, que publica também várias fotografias obtidas na Feira da Golegã.
"Duzentos Dias - um retrato de Portugal", de Mark Benharm, editora Objecto Anónimo, 16€, à venda, entre outras, na Livraria Bertrand
Fotos @Mark Benharm