segunda-feira, 1 de junho de 2020

Os toiros de Monte Cadema para a temporada que a pandemia travou



Os toiros de Monte Cadema para a temporada que a pandemia travou

Nas fotos de cima, alguns dos toiros da camada para 2020 da ganadaria Monte Cadema, formada em 2013 por Nuno Cabral (foto ao lado), antigo cavaleiro amador.
À maneira antiga, como ontem aqui referenciámos, o ganadeiro prefere a qualidade à quantidade e tinha apenas dois curros para esta temporada entretanto interrompida pela pandemia, que espera ainda lidar até ao final do ano. Um estava destinado a uma corrida na Aldeia da Ponte e outro à tradicional corrida da Foz do Sizandro.
Nuno Cabral tinha ainda um toiro apartado para o concurso de ganadarias que no passado mês de Maio se deveria ter realizado na praça alentejana de Moura.
Toiros "bem rematados e homogéneos em peso e trapio", como nos referiu o ganadeiro e nós mesmo constatámos quando este sábado os forografámos na herdade de Viana do Alentejo.
A ganadaria Monte Cadema procede da afamada ganadaria de António Lampreia (saudoso sogro de Nuno Cabral, falecido há oito anos), recentemente renovada com uma "mistura explosiva" de um toiro da famosa divisa espanhola de Nuñez del Cuvillo com vacas da lendária ganadaria lusa de Cunhal Patrício, cujos primeiros e belíssimos produtos foram tentados no último sábado pelos matadores António João Ferreira e Nuno Casquinha, como aqui referimos durante o dia de ontem em destacadas reportagens.

Fotos M. Alvarenga