quarta-feira, 15 de julho de 2020

José Henriques é há quase meio século o emblemático cornetim do Campo Pequeno



José Henriques, o emblemático cornetim, comemora em 2021 os seus 50 anos de actividade na praça do Campo Pequeno

José Henriques "dá as ordens" aos toureiros e aos forcados com o seu trompete há 49 anos. No próximo ano de 2021 cumpre meio século de actividade na praça de toiros do Campo Pequeno.
Homenageado em 2017 pelo "Farpas" e pelo "Volapié", que lhe outorgaram o merecido Troféu "Prestígio" (foto ao lado) em reconhecimento pela sua carreira, José Henriques apaixonou-se pelo trompete nos tempos de juventude, influenciado por seu pai, que foi também cornetim em várias praças de toiros - e iniciou o seu percurso em bandas filarmónicas e nas Marchas Populares de Lisboa.
Ao longo da sua vida tocou em quase todas as praças de Portugal, mas guarda como ponto alto aquela tarde de 1972 em que tocou numa corrida de gala à antiga portuguesa na Monumental de Barcelona, em Espanha. "Foi um momento muito grande, pois penso que tornei-me, à data, o único cornetim português internacional", recordou em 2012 numa entrevista à Lusa.
José Henriques sonha agora poder comemorar em 2021 o 50º aniversário da sua estreia como cornetim na emblemática praça do Campo Pequeno.

Fotos Maria Mil-Homens