terça-feira, 21 de julho de 2020

Paulo Jorge Ferreira comemora hoje 18 anos de alternativa

Manuel Jorge de Oliveira concedeu a alternativa
a Paulo Jorge Ferreira na Póvoa de Varzim
Paulo Jorge Ferreira na tarde da sua alternativa
há 18 anos na Póvoa de Varzim com M. Alvarenga


Paulo Jorge Ferreira celebra hoje 18 anos de alternativa. Recebeu-a na praça da Póvoa de Varzim na VI Corrida TV Norte

O cavaleiro Paulo Jorge Ferreira recebeu a sua alternativa há precisamente 18 anos, a 21 de Julho de 2002 na praça de toiros da Póvoa de Varzim, na VI Corrida TV Norte, uma recordada organização do saudoso empresário Manuel Gonçalves e da Casa do Pessoal da RTP.
Foi seu padrinho aquele que foi o seu mestre, Manuel Jorge de Oliveira, tendo testemunhado o acto os cavaleiros Joaquim Bastinhas, Rui Salvador, Pedro Franco e Vitor Ribeiro e os grupos de forcados Amadores de Alcochete e Amadores de Cascais. Lidaram-se toiros da ganadaria Cunhal Patrício (cartaz ao lado).
Natural de Azambuja e desde cedo apontado como um caso no toureio a cavalo, Paulo Jorge viu contudo fecharem-se-lhe algumas portas e cedo optou por se estabelecer na Califórnia (Estados Unidos da América), onde é hoje líder do escalafón de corridas de toiros aí celebradas e responsável pela afamada coudelaria dos Irmãos Martins.
Recordamos a efeméride e daqui prestamos homenagem ao empenho e ao labor deste valoroso cavaleiro no engrandecimento da arte do toureio a cavalo nos Estados Unidos.

Fotos D.R. e Emílio de Jesus/Arquivo