George Martins e Paulo J. Ferreira quando receberam o prémio |
A Coudelaria Martins, sediada em Hilmar, Califórnia, acaba de receber o prémio como melhor criador de cavalos de raça Lusitana nos Estados Unidos da América, atribuido pela IALHA (Internacional Andalusian and Lusitano Horse Association).
Foi fundada em 2001 pela familia Martins e impulsionada pelo cavaleiro tauromáquico Pedro Franco.
Em 2005, com a chegada do cavaleiro Paulo Jorge Ferreira e este com a experiência adquirida do seu Mestre Manuel Jorge de Oliveira, em conjunto com a familia Martins, tomam a decisão de introduzir novas éguas de ventre das linhas “Nilo” e “Neptuno”, assim como um novo garanhão com o nome “Ruivo da Broa”, filho do “Impossível” (Núncio).
Com o passar dos anos, o trabalho foi dando frutos, frutos esses que são hoje em dia a base dos cavalos toureiros na Califórnia, sendo eles: “Capote”, “Lisboa”, “Manzanares”, “Malibu”, “Nani”, “Olé”… e também na Europa, mais precisamente em Espanha, estão o “Ferrera” na quadra de Pablo Hermoso de Mendoza, assim como o “Joselito” na quadra de Diego Ventura.
A Coudelaria Martins, além de ser criadora de cavalos onde a finalidade é, sem dúvida, os cavalos toureiros, também se distingue por ser uma das Coudelarias de Lusitanos que mais vende nos Estados Unidos para outras disciplinas, como por exemplo a Dressage.
Viu assim a Coudelaria Martins o esforço e dedicação de mais de vinte anos recompensados com este prémio.
Congratulamos os proprietários pelo afinco que colocam na criação e divulgação do cavalo Lusitano, assim como a confiança depositada no cavaleiro Paulo Jorge Ferreira, dando-lhe liberdade para construir a melhor Coudelaria de Lusitanos nos Estados Unidos da América.
Isto só é possivel através do binómio Familia Martins/Paulo Jorge Ferreira, pelo empenho e grande conhecimento da genética e funcionalidade do cavalo Lusitano.
Foto D.R.