segunda-feira, 29 de maio de 2023

Célebre matador José Fuentes morre aos 79 anos

O matador de toiros José Fuentes morreu às primeiras horas desta segunda-feira no Hospital de San Lázaro, em Sevilha, onde estava internado, vítima de prolongada doença. Tinha 79 anos.

Nascido em Linares (16 de Fevereiro de 1944), debutou com picadores na praça dessa cidade em 19 de Abril de 1963, alternando com Paco Moreno e com o português Júlio Gomes.

José Fuentes foi apoderado pelo célebre Rafael Sánchez "El Pipo", o taurino que descobriu "El Cordobés".

Tomou a alternativa em Málaga em 18 de Abril de 1965, das mãos de António Ordoñez, com Carlos Corbacho como testemunha, frente a toiros de Carlos Nuñez. Cortou um rabo nessa tarde.

Um mês depois, a 18 de Maio, confirmou a alternativa em Madrid, de novo apadrinhado por António Ordoñez e com o testemunho de Corbacho, mas com toiros de Pablo Romero.

José Fuentes despediu-se das arenas pela primeira vez em 12 de Outubro de 1977 em Linares, reaparecendo em 1979 e retirando-se depois definitivamente em 1994, embora tenha voltado a tourear em Écija (Sevilha) em 18 de Junho de 1999 ao lado de Enrique Ponce e "El Juli" e mais tarde, em 2007, num festival em Alcudia de Guadix, em sua homenagem.

"Grande lidador, poderoso e elegante na arena, defensor da liturgia mais clássica, foi também um excelente estoqueador", recordam hoje os sites espanhóis. Foi ídolo em Barcelona, em Pamplona, em Madrid e em Linares, onde conquistou oito troféus "Manolete" e onde ainda hoje detém o recorde de galardões como triunfador da Feira de San Agustín.

Que em paz descanse.

Fotos D.R.

"El Pipo" com os seus dois toureiros (anos 60): "El Cordobés"
e José Fuentes
O saudoso Fernando Camacho (ao meio), com Júlio Gomes
e José Fuentes
José Fuentes com Miguel Alvarenga no antigo Hotel Rainha
Vitória, em Madrid, anos 90