segunda-feira, 29 de maio de 2023

Alcochete e Aposento da Moita: as 6 pegas de ontem na praça "Daniel do Nascimento"

Miguel Alvarenga - Nobres, colaborantes, a investir com clareza e sem maldade, indo pelo seu caminho sem atrapalhar ninguém, os toiros da prestigiada ganadaria Passanha não causaram ontem dificuldades de maior aos grupos de forcados Amadores de Alcochete (duas pegas à primeira e uma à segunda) e Amadores do Aposento da Moita (três pegas à primeira) na corrida de praça cheia que entusiasmou tudo e todos na praça "Daniel do Nascimento" e que decorreu sob um ambiente à antiga.

O primeiro toiro foi pegado com arrojo e muita decisão por João Dinis, dos Amadores de Alcochete, que ergueu o barrete aos céus e dedicou a pega à memória de Aníbal Pinto, emblemático forcado da fundação do Grupo, a que todos chamavam o "pai dos forcados", que morreu na última semana com 79 anos, por quem se guardara um minuto de silêncio ao início das cortesias. Bem nas ajudas todos os companheiros.

Para a cara do segundo toiro foi Leonardo Mathias, o cabo do Aposento da Moita, forcado de eleição. Brindou a pega a Duarte Roxo, forcado retirado, consumando ao primeiro intento. Bem a recuar, mandando na investida, fechou-se para não mais sair, contando com a ajuda pronta e coesa de todos os seus forcados.

Manuel Pinto, o todo-poderoso forcado de Alcochete, brindou a pega do terceiro toiro a Daniel Ferraz, seu companheiro de Grupo, que se lesionou na recente corrida do Montijo. Com a técnica e o poderio de sempre, Manuel Pinto aguentou com firmeza a fuga do toiro ao Grupo, sem desarmar. Pega rija e emotiva.

João Freitas, do Aposento da Moita, dedicou a quarta pega da tarde ao cavaleiro Paco Velásquez, que tomou ontem a alternativa, consumando com brilhantismo ao primeiro intento e também com a excelente ajuda dos companheiros.

Um derrote baixo tirou João Henriques (Alcochete) da cara do toiro na quinta pega da corrida, que foi a única não executada ao primeiro intento, mas sim ao segundo. Um dos ajudas acabou por ficar na cara do toiro por momentos, acabando depois a pega por ser consumada por João Henriques na sua segunda tentativa.

A última pega da tarde teve André Silva, do Aposento da Moita, na cara do toiro, depois de brindar a sorte a Rui Fernandes e Diego Ventura. A pega teve alguma emoção, mas, como nas anteriores, não houve maldade do toiro, correu tudo bem e sem dificuldades de maior.

Fique agora com as sequências das seis pegas e mais logo não perca a detalhada análise de Miguel Alvarenga, os Momentos de Glória dos três cavaleiros e depois, todas as fotos dos (muitos) Famosos que ontem encheram até às bandeiras a praça da Moita.

Fotos M. Alvarenga

Amadores de Alcochete, capitaneados por Nuno Santana
Aposento da Moita, capitaneado por Leonardo Mathias










João Dinis (Alcochete) na primeira pega da tarde, brindada à
memória de Aníbal Pinto, forcado da fundação do Grupo








Pega brilhante do cabo Leonardo Mathias (Aposento da Moita)
brindada a Duarte Roxo, antigo forcado do Grupo











Grande pega de Manuel Pinto ao terceiro toiro, brindada
ao companheiro Daniel Ferraz, forcado que se lesionou
na recente corrida do Montijo (primeira foto)











Quarto toiro pegado com brilhantismo por João Freitas, do
Aposento da Moita, brindada a Paco Velásquez













Quinta pega, única à segunda, consumada por João Henriques
(Amadores de Alcochete)








André Silva (Aposento da Moita) fechou a tarde com chave de
ouro, dando volta com Paco Velásquez e o ganadeiro Diogo
Passanha