domingo, 28 de maio de 2023

Círculo Tauroleve: Ricardo Levesinho "mano-a-mano" com Paco Velásquez a poucas horas da alternativa na Moita

Última ronda do Círculo Tauroleve hoje com o “mano-a-mano” do empresário Ricardo Levesinho com o cavaleiro Paco Velásquez, que mais logo (17h00) toma a alternativa na corrida histórica da Moita apadrinhado por Rui Fernandes, com o testemunho de Diego Ventura, que regressa a Portugal depois de quatro anos de ausência. A corrida mais esperada pelos aficionados portugueses!

Ricardo Levesinho (RL): Paco, benvindo à Moita numa data especial, pois será o dia da tua passagem a profissional. Sentes que é o momento?

Paco Velásquez (PV): Foi uma decisão ponderada, tomada na altura em que considero estar preparado para tal. Tenho uma quadra que me dá muita confiança para assumir este compromisso que é a transição de cavaleiro praticante para cavaleiro profissional. Portanto, sim, é o momento.


RL: O que te vai passar pela cabeça neste dia?


PV: Não consigo antecipar. É uma tarde sonhada. Esperei durante muito tempo pela chegada deste dia. Seguramente será uma tarde emotiva e especial. Fala-nos no desafio que foi conseguir reunir num cartel tantos atractivos, o regresso de Diego Ventura depois de 4 anos, 25 aniversário de Rui Fernandes, uma alternativa?


RL: Juntaram-se muitos pontos convergentes. E lutei por os conseguir juntar todos. E conseguimos juntar este cartel, numa praça tão especial como a Moita, a que eu desejo dar a importância máxima que lhe é devida pela sua história e importância e nesta data que, para mim é uma honra que consigas a alternativa sonhada. Foi este o cartel que sonhavas?


PV: Para qualquer toureio é um cartel de “sonho”, tomar a alternativa ao lado de dois grandes toureiros que tanto admiro é uma enorme sorte para mim, para além de ser bastante motivante poder competir com os melhores. 


O Rui está a cumprir os 25 anos de alternativa, sempre a um grande nível, lembro-me de quando comecei ver imensos vídeos dele, sempre o admirei muito.


O Diego foi o meu primeiro maestro, tanto ele como a sua família abriram-me as portas da sua casa, foi um privilégio poder aprender daquele que para mim é o melhor toureiro/cavaleiro do mundo. Existe uma relação bonita entre nós, mas sem nunca ele ter deixado de ser a pessoa mais “dura”, crítica e exigente comigo! Logo, está a ganadaria Passanha, onde nos últimos anos tive a sorte de encontrar no Diogo um amigo de sangue. Um amigo verdadeiro.


PV: Vai ser uma tarde de apoderado/empresário, que sentimentos diferenciam uma coisa da outra?


RL: Mundos muito distintos e, neste caso, um acumular de sensações de tanta preocupação, vontade e desejo que tudo corra bem. Não só na parte financeira, mas acima de tudo que seja um grande espectáculo como empresário. Como apoderado, uma tensão e espírito de querer que tu tenhas o maior sucesso do mundo e que quando termine a corrida sejas um homem muito feliz.


RL: O desenvolvimento da temporada como o vês? Como a idealizas entre Portugal Espanha e México?


PV:  Continuar a evoluir, aprender dia a dia. Sou uma pessoa bastante perfeccionista em casa, gosto de crescer, e sobretudo ver os meus companheiros e aprender de eles. As seguintes etapas, quero que sejam como até agora, passos firmes e seguros… é apenas o começo de um largo caminho.


RL: México para ti -que sensações tens desse país?


PV: Bastante motivante, e, para mim, um grande orgulho, penso eu ter sido o único português nos últimos anos a fazer temporada no México e isso marca-me muito pela positiva. O México foi um país importantíssimo na minha formação como toureiro, os Invernos para mim têm sido de crescimento, para depois poder regressar a Portugal e Espanha e aí demonstrar a minha evolução como cavaleiro tauromáquico!


RL: Que sejas um Homem muito feliz no dia de hoje e no resto da tua vida!!


PV: Obrigado por tudo e estaremos lado a lado para vencer!


Foto Tauroleve