domingo, 28 de maio de 2023

Com José Luis Gomes: a última volta à arena de Mestre João Núncio no Campo Pequeno

Passaram ontem, 27 de Maio, 100 anos sobre a corrida de alternativa de Mestre João Branco Núncio (no Campo Pequeno, no ano de 1923, apadrinhado por António Luiz Lopes), efeméride que foi assinalada com um acto de homenagem no Salão Nobre da Câmara de Alcácer do Sal e que vai ser comemorada com uma corrida na praça de toiros da terra do Califa no próximo dia 25 de Junho.

Passaram ontem também 50 anos sobre a célebre corrida, também na praça do Campo Pequeno, em que Mestre Núncio comemorou em tarde de glória o 50º aniversário da sua alternativa (27 de Maio de 1973).

Nesse ano de 1973, o Mestre voltaria ainda a actuar no Campo Pequeno na noite de 28 de Junho, na corrida de gala à antiga portuguesa a favor da Liga Contra o Cancro - que foi a sua última corrida em Lisboa. Em 21 de Outubro, toureou pela última vez em Vila Franca de Xira.

Nessa última noite no Campo Pequeno, em que se lidaram toiros de Noberto Pedroso, Mestre João Núncio deu a sua derradeira volta à arena da Catedral do Toureio a Cavalo acompanhado pelo forcado José Luis Gomes (foto de cima), que pegou o último toiro lidado pelo Califa na capital (foto de baixo). Integrava o Grupo de Amadores de Lisboa, então capitaneado pelo histórico Nuno Salvação Barreto - de que viria a ser sucessor na chefia do Grupo, hoje comandado por seu filho Pedro Maria Gomes.

O maior cavaleiro de todos os tempos viria a falecer de ataque cardíaco em Março de 1976, depois da revolução que o roubou e despojou, quando se preparava para regressar às arenas.

Fotos D.R.