segunda-feira, 26 de junho de 2023

Francisco Palha "rebentou o quadro" ontem na Ilha Terceira

Depois de na primeira corrida (sábado) não ter tido sorte com o seu lote (de Veiga Teixeira), o cavaleiro Francisco Palha "rebentou com o quadro" ontem na Monumental de Angra do Heroísmo, na segunda corrida da Feira de São João - como é bem perceptível nestes dois videos que nos foram enviados por seu apoderado Rafael Vilhais.

Francisco Palha esteve muito bem, ao seu mais alto nível, no primeiro toiro da corrida, um bom exemplar da ganadaria Casa Agrícola José Albino Fernandes; e no quarto da ordem, de João Gaspar (segundo video), Palhinha galvanizou a praça com os seus ferros de parar corações. O ganadeiro foi premiado com volta à arena. Um triunfo importante numa temporada importantíssima de um dos nossos melhores toureiros da actualidade.

Na corrida de ontem, registo ainda para um grande triunfo do cavaleiro local João Pamplona com o seu primeiro toiro, segundo da tarde, um bravo exemplar da ganadaria Veiga Teixeira (que ficara de sobrero na corrida de sábado e ontem substituiu o de José Albino que tocara a Pamplona); e para o auspicioso debute de António Telles (filho) nas Sanjoaninas, superior na lide do segundo toiro do seu lote, entusiasmando o público, deixando marca.

Tarde de rijas e boas pegas pelos Amadores de Turlock (grupo da Califórnia) e Amadores do Ramo Grande, ambos a honrar a nobre e tão portuguesa arte de pegar toiros.

E praça cheia, quase a rondar a lotação esgotada da véspera - como não acontecia há 23 anos na Ilha Terceira!

Videos D.R./cortesia Rafael Vinhais