domingo, 25 de junho de 2023

Rui Bento tornou-se matador há 35 anos em Badajoz

Rui Bento Pereira Cordeiro, nasceu a 10 de Abril de 1965 na localidade de Preces, concelho de Alenquer. No dia de hoje, há 35 anos - 25 de Junho de 1988 - recebeu a alternativa de matador de toiros na Monumental de Badajoz (fotos de baixo), apadrinhado por José Maria Manzanares, com o testemunho de Paco Ojeda. Na foto de cima, anos depois, numa corrida de 15 de Agosto nas Caldas, fotografado por Henrique de Carvalho Dias com Miguel Alvarenga.

Sem antecedentes taurinos, recorda hoje Jaime Amante nas redes sociais, participa em Maio de 1982, no concurso “À procura de novos toureiros”, realizado no Campo Pequeno e organizado por Manuel Jorge dos Santos e pelo magazine taurino “Sombra-Sol”, transmitido à época na RTP com apresentação de Maurício do Vale.


Sagra-se vencedor do concurso ex-aequo com José Luís Gonçalves.

Parte para Espanha, mais concretamente para Salamanca, onde se fixou e onde deu impulso à sua carreira.


Apresenta-se em Madrid a 27 de Abril de 1985. Em 1987, actua nas mais importantes praças de Espanha, como Salamanca, Madrid, Bilbao, Valencia e Zaragoza.


Tomou a alternativa em Badajoz, a 25 de Junho de 1988. Lidaram-se toiros do Marquês de Albayda, tendo como padrinho José Maria Manzanares e como testemunha Paco Ojeda. O toiro da alternativa chama-se "Julepillo" e pesou 535 quilos.


Apresenta-se em França a 17 de Julho do mesmo ano em Ceret, perante toiros de Puerto de San Lorenzo e com Francisco Ruiz Miguel e Nimeño II como companheiros.


A confirmação de alternativa chegaria no dia 14 de Jjulho de 1991 em Las Ventas, Madrid, perante toiros de Cura Valverde e com Luís Miguel Campano e António Mondejar de companheiros. O toiro da confirmação chamava-se "Cubelisto" e pesou 524 quilos.


Viaja até as Américas onde se apresenta a 26 de Abril de 1995 em Riobamba (Equador) perante toiros de Charron e tendo como companheiros Alejandro Silveti e Dávila Alonso.

 

Despediu-se das arenas espanholas no dia 21 de Outubro de 2000 no encerramento da Feira de SalamancaA corrida que marca a sua despedida contou com um cartel constituído por Pablo Hermoso de Mendoza e os matadores Domingo Lopez Chaves e Álvaro de la Calle, frente a toiros de Barcial.


Rui Bento foi Director de Actividades Tauromáquicas da Praça de Toiros do Campo Pequeno entre 2006 e 2020 e tem-se distinguido igualmente no meio tauromáquico como apoderado.

 

Actualmente gere os destinos das praças de toiros da Nazaré e de Almeirim e apodera a dinastia Rouxinol (pai e filho).


Fotos Henrique de Carvalho Dias e D.R./TEO