quarta-feira, 28 de junho de 2023

GFA de Cascais renasceu há 42 anos

Fundado inicialmente nos anos 60, tendo como data da sua primeira corrida o dia 24 de Março de 1964 na Monumental de Cascais, o Grupo de Forcados Amadores de Cascais teve como cabo fundador José Júlio Costa e da primeira formação faziam parte Luis Mascarenhas (que viria a ser segundo cabo), Carlos Anacleto, José Carradinha, João Gaspar, Augusto Ferreira do Amaral (que posteriormente se viria a destacar no mundo da política), António Bustorff, Américo Guerra, Mário Agostinho, Filipe Malta da Costa, Sequeira Nunes, Rui Alvarez, Eduardo Bobone, Manuel Ponte, Joaquim Mourão, Fernando Burnay e Nuno Esperança.

Nesta sua primeira fase, o Grupo esteve em actividade até ao ano de 1976, temporada em que era cabo Mário Agostinho. Elementos dos Amadores de Cascais chegaram a participar nos anos 60 em dois filmes portugueses, "Gado Bravo" e "A Última Pega".

Em 1981, data que passou a constar como a da fundação do Grupo - que hoje cumpre 42 anos de actividade ininterrupta -, os Amadores de Cascais regressam às arenas sob a chefia de Francisco Cano, antigo forcado dos grupos do Colégio Nun'Álvares de Tomar e de Beja.

Francisco Cano torna-se assim o quinto cabo do Grupo de Forcados Amadores de Cascais e o primeiro desta sua segunda fase. Comanda-o de 1981 a 2000, sendo sucedido por José Luis Zambujeira (2000-2007), Pedro Marques (2007-2012), Joel Zambujeira (2012-2016) e Paulo Loução (cabo actual, desde 5 de Agosto de 2016). 

Ao longo destes últimos 42 anos, o Grupo de Cascais solidificou uma importante posição entre os forcados nacionais e pegou também em arenas de Espanha, de França e Califórnia (Estados Unidos dia América). 

Na temporada de 2007, sob o comando de José Luis Zambujeira, o Grupo alcançou o terceiro lugar no escalafón de grupos de forcados nacionais, conquistando nesse ano vários dos troféus que estiveram em disputa em corridas nacionais.

Nesta 42ª temporada do seu historial, o Grupo de Forcados Amadores de Cascais é um dos grupos anunciados para a Temporada de Sonho do Campo Pequeno, onde actuará a 8 de Setembro na corrida de gala à antiga portuguesa, repartindo cartel com o Grupo do Aposento da Moita.

Fotos A. Cecílio e D.R./GFA de Cascais