quarta-feira, 28 de junho de 2023

Portugal esqueceu Peseiro?

Depois da digníssima e marcante passagem pela mítica Real Maestranza de Sevilha no passado dia 22 (fotos de cima) - onde, mesmo sem lhe terem concedida a orelha pedida insistentemente pelo público, deu lenta e aplaudida volta à arena -, Diogo Peseiro tem agora dois importantes compromissos em França no mês de Julho e outro em Agosto, enquanto todos aguardamos pela notícia da sua alternativa de matador de toiros, que, segundo o apoderado Maurício Vale, irá ainda ocorrer nesta temporada.

No próximo dia 16 de Julho, Diogo Peseiro regressa a Ceret, praça francesa onde já triunfou e onde desfruta de grande cartel. Vai enfrentar novilhos-toiros de Paloma Sánchez Rico e terá como companheiros os novilheiros espanhóis José Rojo e "El Niño de las Monjas".

No dia 30, Peseiro actua em Beaucaire ao lado de José Rojo e de Victor Cerrato, frente a novilhos-toiros de Dolores Aguirre; e a 13 de Agosto regressa a França para actuar em Roquefort frente a novilhos-toiros de Herdeiros de Hubert Yonnet, formando cartel com José António Valencia e Victor Barroso.

Estranhamente e apesar de por cá ter triunfado nas últimas temporadas - nomeadamente em Almeirim e na Nazaré -, Diogo Peseiro não tem até ao momento um único contrato para tourear em qualquer praça portuguesa.

O atraso que se continua a verificar no anúncio da corrida da sua alternativa de matador de toiros tem causado a perda de algumas corridas em Portugal, como nos refere Maurício Vale

Diogo Peseiro tinha agendada a sua apresentação como matador em Portugal (quando a alternativa chegou a estar agendada para o princípio da temporada) em Agosto (domingo 6) na praça de Abiul, mas acabou por ter que declinar o convite da Junta de Freguesia para integrar esse cartel ao lado dos cavaleiros Luis Rouxinol e Luis Rouxinol Jr. e dos forcados Académicos de Coimbra, por ainda não ser matador. Lidam-se toiros de Falé Filipe e no lugar de Peseiro actuará o matador "Juanito".

Em baixo, os três cartéis das próximas novilhadas de Peseiro em França nas praças de Ceret, Beaucaire e Roquefort.

Fotos Arjona