quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Dança dos Apoderados: os cenários possíveis...

Bem à portuguesa, concerteza, a Dança dos Apoderados promete este ano
transformar-se num verdadeiro palco de Folclore & Fandango!
Diz-se que Vitor Ribeiro se separa de Carlos Empis e pode vir a ser apoderado por
"Nené" (que desmente essa hipótese...
... mas o apoderado garante que só vai colocar, como sempre, o lugar à disposição
depois da última corrida do ano, no próximo domingo em Évora
Abel Correia deixa os Moura ao fim de dez anos e tudo indica que desaparecerá
do mapa dos apoderados, mantendo apenas a actividade empresarial
"Nené" deve mesmo separar-se de João Telles... anuncia que vai apoderar não um,
mas dois cavaleiros. Fala-se em Vitor Ribeiro e volta a falar-se em João Branco...
Possidónio Matias desligou-se da filha, anunciou que vai apoderar um cavaleiro,
mas desmente que seja Marcos Bastinhas... O mistério continua!
Rui Fernandes está satisfeito com o apoderado espanhol Andrés Caballero e
confirmou hoje ao "Farpas" que "não há razões para mudar"
Jacobo Botero (à esquerda, na foto, com Leonardo
Hernández no Campo Pequeno): pode não haver mudanças...
... mas tudo se esclarecerá na próxima semana numa reunião que terá com os
seus actuais apoderados, José Alexandre e Júlio Fontecha
Não, não é o que pensam... Miguel e Ana de Alvarenga não serão os futuros
apoderados do regressado João Salgueiro... mas o génio de Valada já anunciou
que volta em 2016. Só falta confirmá-lo... O suspense permanece e a aficion continua
a esperá-lo... como a El-Rei D. Sebastião!
Rui Bento (na foto de baixo) pode vir a acumular os apoderamentos de Telles
e Moura. Nada está confirmado, mas é homem para isso e para muito mais!



Abel Correia e João Moura separaram-se após dez anos de apoderamento e Possidónio Matias foi substituído por António Nunes na equipa de sua filha, a cavaleira Sónia Matias. Estas foram as primeiras "bombas" e os primeiros acordes da famosa Dança dos Apoderados num defeso que promete muita agitação para as próximas semanas. E que pode transformar-se, desta vez, numa verdadeira pista de folclore e fandango... bem à portuguesa, concerteza! Há cenários possíveis, outros quase e outros assim-assim. Vamos dar uma olhadela por todos...

Miguel Alvarenga - João Ribeiro Telles pode separar-se de António Manuel Cardoso "Nené" e Rui Bento pode ser homem para acumular o apoderamento de João Moura Júnior e do cavaleiro da Torrinha. Bento não confirma nem desmente - e já houve mesmo quem anunciasse que João Telles tem reuniões agendadas para a próxima semana com o seu ainda apoderado e o que se vai seguir...
"Nené", por seu turno, pode fortalecer a sua equipa de toureiros, mesmo desfalcado de Telles, com Vitor Ribeiro (que deixaria Carlos Empis) e ainda um outro cavaleiro. O próprio "Nené" anunciou sexta-feira passada ao "Farpas" o próximo "apoderamento de dois cavaleiros", mas para já não abre o livro e tudo se mantém em suspense. Fala-se ainda no regresso de João Maria Branco (que praticamente quase se apagou este ano) à "Casa Nené" - e isso, o apoderado não desmente, mas também não confirma. "Tudo pode acontecer", diz Cardoso, acrescentando que "João Maria Branco é um cavaleiro ainda com potencial para poder ser Figura".

Matias e o "cavaleiro-mistério"...

A Dança dos Apoderados promete muita agitação nas próximas semanas, depois de se ter conhecido já a nova união de Vasco Taborda e João Ganhão a João Moura e seu filho Miguel Moura e também a do empresário António Nunes a Sónia Matias, que deixa de ser apoderada por seu Pai, Possidónio Matias, seu manager desde os primeiros passos e ao longo dos últimos 20 anos.
Matias, por sua vez, também anunciou que apoderará um novo toureiro (cavaleiro), mas tarda em anunciar quem será...
Houve já quem assegurasse que Marcos Bastinhas seria o cavaleiro apoderado por Possidónio Matias, mas o empresário desmentiu peremptoriamente ao "Farpas" essa possibilidade.
"Vou ter que esclarecer a verdade com o meu amigo Joaquim Bastinhas, porque isso não tem qualquer fundamento de verdade. É lamentável que se inventem essas coisas só para tentar ter audiências...", disse-nos Possidónio Matias.
Estes impasses dão, obviamente e como é natural, azo a muita especulação e a vários exercícios de futurologia... umas vezes acerta-se, noutras não...

Novidades, também, no toureio a pé

Também no toureio a pé, diz-se que haverá novidades. José Carlos Amorim, o histórico apoderado do cavaleiro Rui Salvador (já lá vão 25 temporadas) esteve a um passo de apoderar um promissor novilheiro, mas houve fugas de informação, ao que consta e a futura união foi abortada...
Entretanto, não se sabe se Maurício do Vale continua a apoderar João Augusto Moura, depois de o antigo comentador da RTP se ter separado da cavaleira Ana Rita alegando outros afazeres profissionais no próximo ano.
E diz-se que Luis Miguel Pombeiro pode estar a um passo de apoderar o matador Nuno Casquinha, que se relança em 2016 em força em Portugal.

Bento com Moura... e Telles?

A possibilidade de Rui Bento vir a apoderar João Ribeiro Telles, a par do apoderamento que mantém com João Moura Júnior, é uma hipótese de que já surgiram alguns rumores ao longo desta recta final da temporada.
Ao "Farpas", Rui Bento limitou-se a esboçar um sorriso, adiantando que "anda por aí muita coisa no ar", mas não confirmando qualquer aproximação a Telles.
João Moura Júnior, ainda em lua-de-mel no México, terá tido "um sobressalto" quando leu esta semana uma notícia aqui no "Farpas" e contactou de imediato o seu apoderado... mas ficou tranquilo com a tranquilidade que Bento lhe transmitiu. Por enquanto, nada. O cavaleiro regressa a Portugal na próxima sexta-feira.
Com Bento ou sem Bento, é praticamente certo que Telles se separará de "Nené", que o (re)apoderou este ano. Também em Espanha, João Telles procura novo representante e, nesse campo, Paco Duarte (seu bandarilheiro no país vizinho) pode ter uma palavra a dizer. Há contactos com Pedro Hernández (tio e ex-apoderado do rejoneador Leonardo Hernández), mas também com José Cutiño
Paco Duarte esteve estes dias em Madrid a tratar de outros assuntos, mas pode também manter alguns contactos com vista a encontrar um novo manager do outro lado da fronteira para o cavaleiro da Torrinha.
Como hoje aqui noticiámos, Paco Duarte está neste momento já a caminho de Portugal e num encontro em Mérida com um influente apoderado. Pode haver novidades dentro de horas...

Empis/Ribeiro/"Nené": alguma verdade?

Quanto a Vitor Ribeiro, que um site adiantou poder deixar Empis e passar a ser apoderado por "Nené"... nada se confirma por agora. Mas em tauromaquia e não só, o que hoje é preto, amanhã já é branco...
Carlos Empis disse esta manhã ao "Farpas" que "não sabe de nada" e que só no próximo domingo, depois de terminada a temporada de Ribeiro (que nesse dia a encerra em Évora, precisamente numa corrida organizada por "Nené"), falará com o cavaleiro.
"Sempre que as temporadas terminam, coloco o meu lugar à disposição. Só depois de conversar com o Vitor Ribeiro é que poderei dar notícias", afirmou Empis.
António Manuel Cardoso "Nené", ainda agastado com a polémica do ano passado, quando Hugo Teixeira escreveu que iria apoderar João Maria Branco, o que desencadeou mesmo um processo azedo e que culminou com o corte de relações com esse crítico taurino, disse-nos também esta manhã que "não há nada, nem um contacto, em relação ao Vitor Ribeiro", acrescentando:
"Todos os anos surgem atoardas dessas em relação a toureiros que supostamente vou apoderar... É bom que falem de mim... mas é pena que muitos tentem querer dar uma de Miguel Alvarenga, esquecendo-se que Alvarenga há só um...".

Fernandes & Caballero de pedra e cal

E entre os muitos compassos que vão animando o princípio da Dança dos Apoderados, diz-se também que pode haver mudanças no apoderamento do cavaleiro Rui Fernandes - mas este desmente.
"Estou satisfeito com o trabalho que tem sido feito pelo meu apoderado Andrés Caballero, que me representa em Portugal e em Espanha e no resto do mundo e já lhe comuniquei isso mesmo, pelo que não há qualquer razão para mudar", diz-nos Rui Fernandes.
Já que no que respeita ao colombiano Jacobo Botero, seu pupilo, de quem se diz que nomeará um novo apoderado em Portugal (onde este ano foi dirigido por José Alexandre e Júlio Fontecha), Rui Fernandes adianta:
"O Jacobo não toureou muito este ano, mas isso teve sobretudo a ver com as condições actuais. Se quisesse andar a tourear pelos valores que muitas empresas andam a pagar, teria toureado muito mais... mas isso não significa que esteja descontente com o trabalho dos seus apoderados. O que posso dizer é que deverão reunir na próxima semana para conversar e analisar a temporada, mas isso não quer obrigatoriamente dizer que vá haver alterações ou que se vão separar".

Bolota e Caetano seguem juntos

Quanto a João Moura Caetano, que mesmo sem ter actuado este ano no Campo Pequeno, voltou a ser uma das figuras de proa da temporada, manterá a união de apoderamento com o empresário João Pedro Bolota.
O famoso apoderado e antigo cabo dos Forcados Amadores de Alcochete, desliga-se de Tiago Carreiras e não consta que vá apoderar mais algum toureiro. Manterá a sua união empresarial com Possidónio Matias na Aplaudir, podendo aumentar o leque de praças que gerem - e no Montijo mantêm-se também associados a Abel Correia, que entretanto desaparece do mapa dos apoderados após ter estado dez anos na Casa Moura.

O (eterno) suspense dos Salgueiro...

Em suspense e sempre há espera de qualquer coisa surpreendente, continuam os Salgueiro. O praticante João Salgueiro da Costa tarda em encontrar um rumo que lhe traga a desejada estabilidade - e tarda também em tomar a alternativa... que todos os anos se diz que "será no próximo". Deixou de ser apoderado por Vasco Taborda e há quem diga que procura neste momento uma solução para de uma vez por todas "dar a volta por cima" - como lhe compete e como todos reconhecemos que tem aptidões e valor de sobra para finalmente o fazer.
Quanto a seu Pai, o genial João Salgueiro, há dois anos sem tourear, já anunciou que regressará em 2016 - mas ainda não o confirmou. É, um ano mais, a grande incógnita. E o eterno D. Sebastião por quem todos esperam...
Pode ainda haver mais mexidas. No meio de tanto diz-se, diz-se... alguma coisa acabará por ser verdade.

Fotos D.R./Emílio de Jesus e Maria Mil-Homens