sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Novo canal "Campo Pequeno TV" arranca no dia de S. Martinho

José Cáceres, Rui Bento e Hélder Milheiro, ontem, no Campo Pequeno, no acto
de apresentação do novo canal televisivo "Campo Pequeno TV", que arranca
já no próximo dia 11 de Novembro
Em boa hora, José Cáceres regressa à televisão, depois do imperdoável
desaparecimento do programa "Arte & Emoção" que durante alguns anos
apresentou semanalmente na RTP


O primeiro canal dedicado à tauromaquia portuguesa, Campo Pequeno TV, foi ontem oficialmente apresentado ao final da tarde na praça de toiros de Lisboa e tem lançamento agendado para o próximo dia 11 de Novembro - dia de São Martinho. Será um canal dedicado à nossa tauromaquia e que conta com muitas novidades.
O novo canal, que marca o regresso de José Cáceres à televisão, depois do imperdoável desaparecimento do programa "Arte & Emoção" que durante alguns anos apresentou semanalmente na RTP, foi ontem apresentado por Hélder Milheiro, Rui Bento e pelo próprio Cáceres num dos salões da praça do Campo Pequeno e no final de um outro encontro da empresa com os abonados e a imprensa.
Segundo Milheiro, o novo canal de tauromaquia "pretende permitir aos aficionados manter uma ligação ao mundo dos toiros durante todo o ano, quer durante a temporada quer durante o defeso, o acesso a um conjunto de conteúdos exclusivos sobre a vida taurina do Campo Pequeno, além de dar a conhecer as múltiplas vertentes da tauromaquia portuguesa através de conteúdos exclusivos sobre o campo bravo, história tauromaquia, figuras do toureio entre muitos outros".
Os principais conteúdos serão as corridas do Campo Pequeno resumidas e comentadas, entrevistas de fundo, lides e pegas históricas comentadas, documentários sobre ganadarias, toureiros, forcados, história da tauromaquia entre muitos outros. O canal recupera também imagens do precioso espólio do cineasta Francisco Rocha, obtidas ao longo de muitos anos em praças de toiros nacionais.
O canal terá novos conteúdos semanalmente e e vai estar disponível  por subscrição mensal no Videoclube da MEO e NOS, por 7,50€. Também estarão disponíveis online conteúdos selecionados no Vimeo On Demand. Esta opção do Vimeo está direcionada para os portugueses e emigrantes que vivem fora de Portugal e para os aficionados dos restantes países taurinos.
A produção dos conteúdos estará a cargo da IMI Produções e do conhecido repórter José Cáceres, que foi responsável por vários programas de tauromaquia na RTP.
Em Novembro estarão em destaque os cavaleiros João Moura, Pablo Hermoso, Diego Ventura, Joaquim Bastinhas, Rui Salvador, João Moura Júnior, João Ribeiro Telles, a Ganadaria David Ribeiro Telles, o Grupo de Forcados Amadores de Santarém e o matador José Luís Gonçalves.
As estreia em Novembro arrancam uma grande entrevista com o Maestro João Moura - entrevista de fundo ao último grande revolucionário do toureio a cavalo. Num outro programa, o entrevistado é o Maestro Mário Coelho, que este ano comemorou 60 anos de toureio e que recorda, numa grande conversa com José Cáceres, todas as suas vivências de glória nas arenas de todo o mundo.
Num dos primeiros programas, poderemos também ver uma grande reportagem sobre a  histórica ganadaria de Mestre David Ribeiro Telles, intitulado "Uma Família Ganadeira".
Outro dos importantes conteúdos serão as Corridas Comentadas. Entre elas, a Corrida do Centenário do G. F. A. Santarém (23 de Julho de 2015) comentada pelo antigo forcado do grupo Joaquim Pedro Torres (uma corrida histórica, com a praça esglotada e onde pela primeira vez na história um grupo de forcados saiu pela porta grande da praça do Campo Pequeno); também a corrida mista de Homenagem a Mestre Batista (9 de Julho de 2015) comentada por António Garçoa, que foi durante muitos anos um dos mais directos colaboradores (seu bandarilheiro de confiança) do saudoso cavaleiro falecido há 30 anos; e ainda a Corrida Concurso de Pegas (16 de Julho de 2015), esta comendata por uma das maiores referências dos Forcados nacionais, Simão Comenda.
Na seção "Momentos" poderá ver a apresentação de José Luís Gonçalves no renovado Campo Pequeno (21 de Setembro de 2006), com comentários de Rui Bento Vasques.
Hélder Milheiro anunciou ainda, a terminar, que o novo canal não exclui também a possibilidade de na próxima temporada fazer algumas transmissões em directo de corridas do Campo Pequeno.

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com