quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Domingo em V. Viçosa: Espectáculo de Gala assinala 30 anos da Rádio Campanário


Foi a 1 de Novembro de 1985 - vão passados 30 anos - que no campanário de uma igreja de Vila Viçosa ocorreu a primeira emissão de uma Rádio que viria a adoptar o nome do local onde nasceu. Ao longo das últimas três décadas, a Rádio Campanário informou e divulgou o Alentejo, consolidando-se como um dos principais orgãos de comunicação social alentejanos, tendo-lhe sido atribuído em 2010 o estatuto de Utilidade Pública. Graças ao empenho de um dos seis mais destacados funcionários, Hugo Calado, a Rádio Campanário tem tido um papel importantíssimo na divulgação e engrandecimento da Festa de Toiros, não apenas através do seu programa taurino semanal, mas também, nos últimos anos, com a organização de um já tradicional festival tauromáquico de abertura de temporada na praça de toiros de Vila Viçosa.
Para assinalar o seu 30º aniversário, a Rádio Campanário leva a efeito no próximo domingo, 1 de Novembro, a partir das 17h00, no Salão de Festas do Monte do Paraíso, em Vila Viçosa, uma Gala com a participação dos fadistas Nuno da Câmara Pereira, Teresa Tapadas e António Pinto Basto e que será também abrilhantado com actuações de Cante Alentejano (cartaz ao lado).
Várias individualidades compõem a Comissão de Honra da Gala dos 30 anos da Rádio Campanário, entre as quais José Basílio Pinto Basto (presidente da estação), D. José Alves (Arcebispo de Évora), Coronel de Cavalaria Nuno Duarte (Comandante RC3 Estremoz), Dr. António Ceia da Silva (presidente do Turismo Alentejo/Ribatejo), José Morgado Ferreira (Congregação dos Missionários do Preciosíssimo Sangue), Drª Ana Paula Amendoeira (directora-regional da Cultura do Alentejo), Prof. Manuel Condenado (presidente da Câmara de V. Viçosa) e Rui Bento (director da Actividades Tauromáquicas do Campo Pequeno), entre outros.