sexta-feira, 30 de outubro de 2015

"Niño del Rio" faz revelações incómodas e critica eleições na ANDT e Fundo de Assistência


Polémico, como sempre, e crítico sobretudo da desunião que diz continuar a pairar entre a classe dos toureiros nacionais, o bandarilheiro, antigo forcado e também ex-novilheiro vilafranquense Hugo David "Niño del Rio" (foto), volta a assumir uma posição "politicamente incorrecta" a escassas horas das eleições, que se verificam este noite, para os novos orgãos gerentes da Associação Nacional de Toureiros e do Fundo de Assistência dos Toureiros Portugueses. Recém-regressado da Califórnia, onde este ano cumpriu a temporada na quadrilha do cavaleiro Paulo Jorge Ferreira (para onde regressará no início do próximo ano), Hugo David acaba de publicar na sua página da rede social "Facebook" o texto que a seguir publicamos na íntegra e onde revela que se esteve para formar uma outra lista candidata à ANDT e ao Fundo de Assistência, mas que houve recuos de última hora e que por isso, se apresentará apenas uma lista única ao acto eleitoral de hoje. Diz que as novas direcções da Associação Nacional de Toureiros e do Fundo de Assistência serão as mesmas "com cirúrgicas alterações" e que o fenómeno faz lembrar aquele que "imperou no futebol" em que "quem mandava e tinha influência sobre os organismos do mesmo era o Sr. Jorge Nuno Pinto da Costa". Palavras para meditar e que trazem uma dose imensa de polémica:


Hoje realizam-se as eleição dos corpos gerentes da Associação Nacional de Toureiros (ANDT) e Fundo de Assistência dos Toureiros Portugueses. Lamento profundamente que cavaleiros, matadores, novilheiros e bandarilheiros permitam o fenómeno que por algum tempo imperou no futebol, tempos esses em que quem mandava ou tinha influência sobre todos os organismos do mesmo era o Sr. Jorge Nuno Pinto da Costa.
Lamento também que ao fim de várias reuniões dos toureiros (todas as classes) se tenha chegado à conclusão que as coisas não estão no bom caminho, nem a serem feitas da melhor forma - é que algo teria que se mudar.
Resulta que, com o correr do tempo, me apercebo do que nunca quis acreditar ou talvez assumir: os toureiros não são unidos e vivem a Festa como se de uma batalha de sobrevivência se tratasse. Uns vão mais baratos, outros oferecem-se como prostitutas, outros tentam e conseguem contratar bandarilheiros por 150 euros e daí têm que pagar as despesas que tenham entre muitas outras coisas; mais triste fico ainda quando se trata de figuras ou supostas figuras (tanto de cavaleiros como bandarilheiros).
Poderão dar como argumento o facto de ninguém querer assumir as direcções, algo que refuto categoricamente com os seguintes factos: tentou-se formar outra lista e quando se iniciaram os contactos, a resposta de uns e outros foi a de que deveria fazer parte da mesma este ou aquele indivíduo, cortando desde logo a iniciativa (fazendo recordar o tal "regime" do futebol).
Inclusivé, em conversas mantidas com alguns colegas, incumbiram-me de falar com uma figura e tentar que fizesse parte de uma lista, algo que fiz com agrado; e uma vez tratado esse assunto, quem me incumbiu voltou com a palavra atrás, fazendo-me passar por, no mínimo, trapalhão.
Outros também me aconselharam a ter calma, que se estava a construir uma lista forte e que seria o melhor para todos e... afinal, compactua com a direção anterior. Direção anterior que vai ser a mesma com cirúrgicas alterações.
A que conclusão chego? Poder instalado tal e qual aconteceu no futebol durante décadas. Prova disto é que em 25 elementos (lista ANDT) 17 são da anterior direcção e um dos 17 é cabeça de lista. Da lista apresentada para o Fundo de Assistência (20 elementos) 16 derivam da direcção anterior e um dos 16 deriva da ANDT para o FATP.
Nada tenho contra as futuras direções, mas que é estranho, lá isso é...

Foto F. Romero/@Niño del Rio/Facebook