quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

4 corridas celebram esta temporada o 145º aniversário da praça do Cartaxo


Inaugurada a 23 de Agosto de 1874, tendo como modelo a antiga praça de Badajoz, a praça de toiros do Cartaxo celebra este ano o seu 145º aniversário e vai ser palco de quatro corridas de toiros sob a gerência do cavaleiro Manuel Jorge de Oliveira e do empresário Luis Miguel Pombeiro, apostados em lhe devolver a importância e o carisma que já teve ao longo de muitos anos, quando por lá passaram as maiores figuras do toureio mundial.
Para assinalar o aniversário da terceira praça de toiros mais antiga do país, estão a ser programados vários eventos, concertos, colóquios, exposições e quatro corridas de toiros, sendo a primeira a 1 de Maio, a segunda a 21 de Junho (sexta à noite), a terceira a 6 ou 7 de Setembro e a última a 1 de Novembro, data que durante muitos anos foi tradicional naquela praça para encerrar a temporada portuguesa.
As primeiras corridas de toiros na vila do Cartaxo datam de 1836, trinta e oito anos antes da construção da actual praça no ano de 1874. Nesse ano e através de uma subscrição pública de 7.800 reis, foi construída a praça que agora comemora 145 anos de existência. Na corrida de inauguração, a 23 de Agosto de 1874, tourearam o cavaleiro Manuel Mourisca e os bandarilheiros Manuel Cadete, os irmãos Peixinho, Sancho e Calabaça, lidando-se toiros de João Inácio da Costa, de Valada do Ribatejo.

Foto M. Alvarenga