domingo, 27 de janeiro de 2019

Antigo rejoneador Curro Bedoya em estado muito grave após acidente

Curro Bedoya numa recente homenagem que lhe fizeram, com o rejoneador
Sérgio Galán
Curro Bedoya actuando na Monumental de Madrid em 1979 na tarde em que ali
debutaram os irmãos João e António Ribeiro Telles


O antigo rejoneador espanhol Curro Bedoya, de 70 anos, pai do rejoneador actual do mesmo nome, está internado em estado muito grave na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Juan Carlos I em Móstoles, em estado de coma induzido e ainda em risco de vida.
Curro Bedoya sofreu um acidente ainda por explicar na sua finca Villamanta, em La Mora de Leganés (Madrid). Enquanto uma primeira versão adiantada pelos sites espanhóis dava conta de que o famoso toureiro sofrera uma queda e fora encontrado inconsciente, enquanto que o cavalo que montaria nesse momento foi também encontrado na herdade, uma segunda versão indica que Bedoya terá sofrido uma queda, por motivos que se desconhecem, nas cavalariças quando se preparava para montar um cavalo.
Sofreu um fortíssimo traumatismo crânio-encefálico e foi transportado inconsciente para o hospital, sendo as próximas horas cruciais para a avaliação de possíveis sequelas.
Natural de La Puebla del Rio (Sevilha), onde nasceu a 20 de Agosto de 1948, Curro Bedoya é filho do também rejoneador António Bedoya Domínguez, a quem seguiu os passos, bem como seu irmão Manuel Bedoya. Mais recentemente, em 1984, surgiu nas arenas o quatro rejoneador desta dinastia sevilhana, Curro Bedoya (filho).
Curro Bedoya destacou-se nas arenas sobretudo nas décadas de 70 e 80, em que toureou muito em praças espanholas com João Moura e outros cavaleiros portugueses. Em 19 de Março de 1987 (cartaz ao lado), na Monumental de Madrid, foi o cabeça de cartaz da corrida de rejoneio em que fizeram a sua apresentação em Las Ventas os cavaleiros João e António Ribeiro Telles e na qual debutava também naquela praça o saudoso Ginés Cartagena. Lidaram-se toiros da ganadaria lusa de José Infante da Câmara e pegaram nessa tarde os Forcados Amadores Lusitanos, sob o comando de Francisco Costa.

Fotos D.R. e Botan