sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Exclusivo "Farpas": os primeiros cartéis do Campo Pequeno

Temporada do Campo Pequeno abre a 11 de Abril e estará composta por
11 espectáculos - todos de alto nível
Rui Bento, Drª Paula Mattamouros Resende e Dr. Paulo Pereira. Eles estão a
preparar mais uma Grande Temporada para o Campo Pequeno e os primeiros
cinco cartéis serão apresentados em fim de Fevereiro ou início de Março
Pablo Hermoso de Mendoza (na foto, com Óscar Chopera e Rui Bento) actuará
na segunda corrida da temporada, a 16 de Maio, e regressa em Setembro para
fazer a apresentação do filho Guillermo no Campo Pequeno
Rui Fernandes deverá ser o cabeça de cartaz da corrida inaugural a 11 de Abril.
João Telles, Duarte Pinto e Francisco Palha são os outros nomes que estão sobre
a mesa e dos quatro sairá o trio que abre o abono lisboeta
Joselito Adame, primeira figura do toureio do México, debutará como matador
este ano em Lisboa, onde actuou ainda como novilheiro antes das obras de
reabilitação da praça
Comemoração do 75º aniversário do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa
será uma das efemérides que marcarão a temporada do Campo Pequeno
Marcos Bastinhas regressa ao Campo Pequeno em Julho numa noite em que
se vai homenagear a memória de seu pai, o saudoso Joaquim Bastinhas
O cavaleiro terceirense Tiago Pamplona confirmará a sua alternativa em Lisboa
na Corrida de Homenagem aos Açores no mês de Junho
Os dois grupos de forcados da Ilha Terceira, Amadores da Tertúlia Terceirense
e Amadores do Ramo Grande (fotos de cima) pegarão no Campo Pequeno a 6 de
Junho na Corrida de Homenagem aos Açores
Rui Salvador comemorará o 35º aniversário da sua alternativa (que recebeu
a 9 de Agosto de 1984 das mãos de Mestre Batista - na foto de baixo) na noite
de 8 de Agosto, a abrir a segunda metade da temporada lisboeta


Exclusivo "Farpas" - A temporada do Campo Pequeno terá 10 corridas e as primeiras cinco, já praticamente rematadas, serão oficialmente anunciadas pela empresa em Fevereiro ou Março. Rui Fernandes, João Telles, Duarte Pinto e Francisco Palha são os nomes que estão sobre a mesa e dos quatro vão sair três para a corrida inaugural a 11 de Abril. Pablo Hermoso estará na segunda a 16 de Maio. Em Junho haverá uma corrida de homenagem à aficion dos Açores e entre as efemérides que se vão comemorar este ano contam-se os 75 anos dos Forcados de Lisboa e das ganadarias Murteira Grave e António Silva, uma homenagem à memória de Joaquim Bastinhas e os 35 anos de alternativa de Rui Salvador. O mexicano Joselito Adame é um dos matadores que vêm em 2019 a Lisboa. Adiantamos o primeiro esboço do que vai ser mais uma Grande Temporada no Campo Pequeno, embora, ressalvamos, ainda sem a confirmação oficial da empresa

Miguel Alvarenga - João Moura, Diego Ventura e a alternativa de António Prates era o cartel previsto para abrir este ano, a 11 de Abril, a temporada do Campo Pequeno. Nas primeiras negociações entre a empresa e os apoderados de Ventura, a Casa Lozano, o rejoneador faria uma exclusiva com o Campo Pequeno e actuaria em mais duas corridas: a segunda em Julho, com Rui Fernandes e João Telles e a terceira em Outubro, a Gala, onde tomaria a alternativa Mara Pimenta e integrariam o cartel, entre outros e além de Ventura, Rui Fernandes e o seu sobrinho Duarte Fernandes, que faria o debute em Lisboa.
Estes três cartéis ficaram sem efeito depois de as negociações terem sido abortadas em virtude do cachet - "impossível de admitir", segundo fonte da empresa - exigido por Diego Ventura para as três corridas, facto que o próprio confirmou numa entrevista ao site touroeouro.com, onde esclareceu - apesar de nessa altura a empresa estar a iniciar uma segunda ronda de conversações com os Lozano, facto que o próprio Ventura desconheceria - que a não contratação para Lisboa se ficava a dever exclusivamente ao não acordo em termos monetários.
A partir daí, a empresa procurou outras soluções e aposta agora num cartel português de alta competição com a inclusão de três dos cavaleiros que mais se destacaram na temporada passada. Sobre a mesa estão os nomes de Rui Fernandes, João Ribeiro Telles, Duarte Pinto (triunfador de 2018 em Lisboa) e Francisco Palha e dos quatro sairá o trio que na noite de 11 de Abril abrirá oficialmente o abono lisboeta - que estará composto por 10 corridas.
Os cinco primeiros cartéis da temporada serão oficialmente apresentados pela empresa na habitual conferência de imprensa - que chegou a estar agendada para o Dia da Tauromaquia (23 de Fevereiro), mas se optou por ser realizada fora deste contexto, devendo ter lugar ou na semana seguinte ou mesmo só no início do mês de Março.
A empresa anunciará os cartéis até Agosto, isto é, os de 11 de Abril, 16 de Maio, 6 de Junho, 4 ou 11 de Julho e 25 também de Julho.
Pablo Hermoso de Mendoza virá duas noites ao Campo Pequeno e a primeira será logo na segunda corrida do abono, a 16 de Maio - cujo cartel está rematado com os cavaleiros Luis Rouxinol (que só uma vez alternou com o rejoneador navarro) e João Moura Júnior.
Pablo Hermoso regressará pela segunda vez ao Campo Pequeno na primeira corrida do mês de Setembro, onde fará a apresentação na capital do seu filho Guillermo, numa corrida em que o cabeça de cartaz pode ser António Ribeiro Telles e em que pode também fazer o seu debute em Lisboa o jovem cavaleiro António R. Telles (filho).
Ainda sem confirmação estão os grupos de forcados que participarão nas cinco primeiras corridas, bem como as ganadarias. O Campo Pequeno vai apostar um ano mais numa temporada torista e duas das principais efemérides do abono são precisamente as comemorações dos 75 anos das consagradas ganadarias de Murteira Grave e de António Silva.
No que a ganadarias diz respeito, podemos adiantar que, entre outras, repetirão as de Pinto Barreiros, São Torcato e Veiga Teixeira, havendo ainda a registar este ano o regresso da de Brito Paes (que há muitos anos não lida no Campo Pequeno) e a estreia, numa corrida mista, da de Manuel Calejo Pires.
A terceira corrida da temporada será a 6 de Junho, sendo a única desse mês e está prevista que seja nesta data a homenagem do Campo Pequeno à aficion dos Açores e muito concretamente da Ilha Terceira, o que certamente arrastará a Lisboa muitos aficionados terceirenses. Será um cartel de seis cavaleiros com a particularidade de vir ao Campo Pequeno confirmar a alternativa o ginete terceirense Tiago Pamplona e de as pegas estarem nessa noite a cargo dos dois grupos de forcados da Ilha Terceira, os Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense e os Amadores do Ramo Grande.
No mês de Julho haverá duas corridas: a primeira a 4 ou a 11 e a segunda a 25. Serão dois cartéis de alto nível, um deles de homenagem à memória do Maestro Joaquim Bastinhas - que pode ser misto, com João Moura e Marcos Bastinhas (que regressa a Lisboa depois de dois anos de ausência) e uma grande figura do toureio espanhol (matador de toiros) com a qual existem neste momento avançadas negociações. Nesta corrida pode também ser feita uma homenagem à memória do nosso querido Emílio de Jesus, figura da referência na fotografia taurina, através de uma exposição de fotos suas da carreira de Bastinhas no átrio da entrada principal da praça. O segundo cartel de Julho, a 25, não está ainda rematado, devendo sê-lo no início da próxima semana.
Joselito Adame, primeira figura do toureio do México, é um dos matadores que a empresa apresentará este ano em Lisboa, praça onde chegou a tourear, antes das obras de reabilitação, ainda como novilheiro.
João Moura Caetano e dois jovens cavaleiros que na última temporada não actuaram no Campo Pequeno, João Salgueiro da Costa e Luis Rouxinol Júnior, estão também já certos no abono de 2019, entre outros que a seu tempo virão a ser anunciados. No que a matadores diz respeito, para além de pelo menos duas figuras internacionais, estão agendadas as repetições de António João Ferreira e de Nuno Casquinha e o regresso de Manuel Dias Gomes, que em 2018 não toureou na capital.
No que concerne a Grupos de Forcados, estarão também presentes na temporada lisboeta sobretudo os principais grupos, sendo também uma das efemérides que marcarão o ano a comemoração do 75º aniversário dos Amadores de Lisboa - que poderão pegar em solitário na segunda corrida do ano, a de 16 de Maio.
A segunda parte da temporada, igualmente composta por cinco corridas - e que encerrará em Outubro com a tradicional Gala à Antiga Portuguesa transmitida pela RTP - inicia-se a 8 de Agosto com a comemoração de outra efeméride: os 35 anos de alternativa de Rui Salvador, que a recebeu nesta mesma praça a 9 de Agosto de 1984, apadrinhado por José Mestre Batista, com o testemunho de João Moura e dos forcados de Montemor e Lisboa (que deverão incluir o cartel da comemoração), tendo-se lidado nessa noite um curro de toiros da ganadaria espanhola de João Moura.
Tudo se conjuga para que 2019 fique marcado por mais uma Grande Temporada no Campo Pequeno - apesar de, uma vez mais, também, ficar marcado pela ausência de Diego Ventura. Mas tudo pode ainda acontecer e... enquanto há vida, há sempre esperança!

Fotos Emílio de Jesus, Frederico Henriques, Maria Mil-Homens, Paulo Pires e D.R.