quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Gustavo Zenkl completaria hoje 76 anos

Gustavo Zenkl na Monumental de Santarém, dando a volta
à arena com o forcado José Luis Gomes. Atrás, o seu
eterno bandarilheiro e amigo César Marinho
Em Vila Franca, onde actuaram num Festival, com o famoso matador de toiros
Paco Camino, vendo-se atrás Inácio Saraiva, o célebre apoderado de José
Mestre Batista
"O austríaco mais ribatejano de Portugal", à esquerda na foto, com Nicolau
Breyner e o também cavaleiro tauromáquico Fernando de Andrade Salgueiro
Gustavo Zenkl (ao meio) com Fernando de Andrade Salgueiro e José Luis
Sommer D'Andrade


Gustavo Zenkl faria hoje 76 anos. Nasceu a 24 de Janeiro de 1942 em Viena de Áustria e veio para Portugal, ainda criança, após a Segunda Guerra Mundial, sendo adoptado pela ilustre família Infante de Câmara, de Vale Figueira (Santarém), que o criou e o levou a obter a nacionalidade portuguesa.
Foi "o austríaco mais ribatejano de Portugal", como o recordou o crítico taurino Francisco Morgado numa homenagem à sua memória no ano de 2003 em Santarém.
O facto de ter sido criado no seio de uma família de lavradores e ganadeiros contribuiu decisivamente para a paixão que Gustavo Zenkl nutriu desde muito novo pelos toiros e os cavalos e que o levou a estrear-se como cavaleiro tauromáquico amador com apenas 14 anos de idade e a actuar também em algumas ocasiões como forcado.
A 4 de Abril de 1968, Domingo de Páscoa, (comemorou-se no ano passado o 50º aniversário) recebeu a alternativa na praça do Campo Pequeno das mãos de Manuel Conde, lidando o toiro "Tabaco" da ganadaria de D. Diogo Passanha. Toureou ao longo da sua notável carreira também em Espanha, em França, no México e na Califórnia (Estados Unidos da América).
Gustavo Zenkl, que era também engenheiro técnico agrário, foi ainda o impulsionador das carreiras de vários jovens toureiros, entre os quais Rui Salvador e José Manuel Duarte.
Pai de dois filhos, Ana Luísa e Francisco Zenkl (também cavaleiro de alternativa e também forcado), Gustavo Zenkl morreu prematuramente aos 50 anos de idade, vítima de cancro, a 6 de Novembro de 1992 em Lisboa.
Toureiro extremamente popular e que causava enorme empatia com o público, honrou dignamente a arte do toureio a cavalo durante mais de três décadas.
Recordamo-lo neste dia especial e aqui lhe prestamos a nossa mais sentida homenagem. Ao Toureiro e ao Amigo.

Fotos D.R., Henrique de Carvalho Dias e Alberto Figueiredo/Arquivo