quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Equipa Médica do Campo Pequeno responde ao Dr. António Peças



A Equipa Médica da praça de toiros do Campo Pequeno, chefiada há muitos anos pelo Dr. Soares Fernandes, emitiu um comunicado respondendo ao médico Dr. António Peças (muito em foco nos últimos dias em todos os orgãos de comunicação social), a propósito de considerações que fez sobre a mesma numa recente entrevista a Luis Gamito (foto ao lado) na Rádio Diana de Évora

No decorrer da conversa divulgada pela rádio Diana de Évora, o médico entrevistado divulgou a sua preocupação com o apoio médico que se prestava nas diversas praças de Portugal  no decorrer das corrias de toiros, questionando o cumprimento dos requesitos legais impostos pelo IGAC.
Se a preocupação do entrevistado é licita ou relevante, seguramente não é exclusiva desse médico, e sobretudo não o autoriza a tecer afirmações erradas ou falsas com argumento para fundamentar o seu raciocínio sob o risco de incorrer em difamação.
Assim, quando afirma que "... quanto à maior praça do país - Campo Pequeno - não sei bem mas acho que não tem…", de facto não sabe mesmo!
É que a maior praça do país (como refere e bem), recebendo os eventos que recebe e com o nível de exposição que tem, já se preocupou logicamente com esse tema, não agora, mas há muitos anos e por isso tem-se vindo a apetrechar e a melhorar o seu dispositivo assistencial, apresentando já nos últimos anos e em todas as  corridas em permanência:
- Uma equipa para-médica de 7 elementos, composta por técnicos de emergência médica com formação em TAE/SBV/SAV de resgate de feridos na arena e bancadas/público.
- Uma ambulância medicalizada à porta do centro médico, apenas para evacuação para SU Hospitalar-Trauma Center de Lisboa.
- Uma equipa médica composta por:
- 1 a 2 Médicos Anestesiologistas-para imediata Reanimação /RCR
- 1 Médico Cirúrgião Vascular - toureio a pé.
- 4 Médicos Cirúrgiões Ortopedistas e Traumatólogos - com competências em cirúrgia da mão do joelho da anca… e formação em emergência médica com SBV/SAV.
- 1 Enfermeiro instrumentista de Bloco Operatório com formação em SBV
- Farmácia e material de Bloco Operatório de pequenas cirúrgias
- Aparelhos de DEA, desfibrilhador externo,monitorização e entubação… etc., etc.  
Se se juntar ao dispositivo humano e material o registo completo de todas as intervenções efectuadas ao longo da última década com parametrização e estatística de todos os actos médicos/diagnósticos efectuados, só assim facilmente se entenderá o respeito, amizade e confiança clínica que a equipa da maior praça do país conseguiu alcançar junto de todos os intervenientes da nossa tão estimada Festa Brava que recentemente agraciaram, em conjunto com os média da especialidade, o troféu do ano pelo desempenho clínico efectuado.
Assim, Dr. Peças, em jeito de conclusão, de facto o digníssimo colega achou mal e não sabia mesmo do que falava quando deu também o exemplo do Campo Pequeno como um eventual incumprimento regulamentar; já agora, achamos mesmo pouco exequivel para não dizer incorrecto que uma pessoa só, ajudada por um enfermeiro, como o estimado colega pontifica, por muitos atributos curriculares que possa ter, consiga prestar cuidados médicos comparáveis à equipa que acabamos de enunciar acima… Sabe,… é que a sua causa não é exclusividade sua e como já andamos também há muitos anos “nisto", preocupados com a melhoria das condições do atendimento clínico, começámos pela nossa casa, dando o exemplo, sendo que o seu desconhecimento desta (ou outra realidade) associado ao empenho da sua acção divulgadora dos seus serviços, não o autoriza a adulterar a verdade ou mesmo insultar os outros....

A Equipa Médica do Campo Pequeno

Fotos Emílio de Jesus e D.R.