terça-feira, 21 de janeiro de 2020

"El Soro" com ligeiras melhoras mas ainda em estado grave


"El Soro" registou ligeiras melhoras, mas segundo o site aplausos.es o seu estado continua a ser grave e ainda inspira cuidados. O toureiro espanhol, retirado das arenas, está há dias internado na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de Valência com uma septicemia (infecção no sangue provocada por bactéria) e nas últimas horas está a responder de forma positiva ao tratamento recebido, o que traz alguma esperança depois de uns primeiros momentos que foram críticos e em que chegou a sofrer uma paragem multiorgânica. Segundo os médicos, as próximas 48 horas vão ser cruciais.
A septicemia terá tido origem, adiantam os médicos e informa o site aplausos.es, numa infecção da prótese no joelho esquerdo, consequência de uma colhida que o obrigou a parar a actividade há já alguns anos. Nos últimos tempos, "El Soro" sofreu também vários problemas cardíacos que o levaram por diversas vezes ao hospital.
Actualmente responsável por um programa taurino de rádio, Vicente Ruiz "El Soro" integrou nos anos 80 o célebre trio de matadores-bandarilheiros com Luis Francisco "Esplá" e o matador luso Vitor Mendes.
De 58 anos de idade, "El Soro" nasceu em Foyos, Valência e foi importante figura do toureio nos anos 80 e 90. A 7 de Outubro de 1993 sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo na praça de toiros de Montoro (Córdoba), quando actuava com Palomo Linares e "Chiquilín", lesão que o obrigou a afastar-se das arenas, tendo sofrido 34 operações desde então, sempre com a grande esperança de poder voltar a tourear.
Reapareceu em Espanha em Julho de 2014 num festival em Balmaseda (Viscaya) e voltou a vestir-se de luces em Játiva a 17 de Agosto dessse mesmo ano. Em 2017 voltou também a tourear nas Fallas de Valência ao lado de Enrique Ponce e Manzanares, tendo-se dedicado depois a comentar corridas na televisão e a um programa de rádio que mantinha actualmente.

Foto D.R.