quarta-feira, 25 de março de 2020

Évora: morre Manuel Fialho, proprietário do mais famoso restaurante da cidade-museu


Morreu esta quarta-feira, dia 25 de Março, Manuel Fialho, do icónico restaurante “O Fialho”, em Évora, e considerado um dos maiores defensores e impulsionadores da gastronomia tradicional alentejana.
Em comunicado, o Turismo do Alentejo recorda Manuel Fialho como “uma personalidade incontornável da sociedade alentejana a quem a região e Portugal muito devem”.
E acrescenta:
“Durante décadas comandou os destinos do Restaurante 'O Fialho', recuperando muitas das receitas tradicionais entretanto caídas no esquecimento, e ajudando a elevar o estatuto da gastronomia alentejana a uma das “almas gastronómicas de Portugal”.
Foi também co-autor de diversas obras sobre o tema, destacando-se a coordenação da “Carta Gastronómica do Alentejo – Monumenta Transtaganae Gastronomica”.
“O Alentejo perde uma figura de vulto que tanto contribuiu para a gastronomia, a cultura e o turismo do Alentejo”, afirma Vítor Silva, presidente da Agência de Promoção Turística do Alentejo, acrescentando que “embora hoje o Alentejo fique órfão de uma figura amada e admirada por muitos, Manuel Fialho deixa muitos discípulos numa geração de cozinheiros que, através do seu trabalho, lhe prestarão uma homenagem diária”.
Para António Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, Manuel Fialho foi “uma grande referência não só para o Turismo do Alentejo, mas também de Portugal. Nunca teremos a noção daquilo que efetivamente lhe ficámos a dever. Mas, principalmente, foi um grande amigo, um companheiro de luta”.
Morreu vítima de prolongada doença, nada a ver com o covid-19.
Que em paz descanse.

Foto publituris.pt