quarta-feira, 25 de março de 2020

Fase de mitigação: chegou o momento mais grave


A directora-geral da Saúde, Graça Freitas, afirmou hoje, durante a conferência de imprensa diária com a actualização dos dados sobre a pandemia de covid-19, que Portugal entrará na fase de mitigação da doença às 00h00 de quinta-feira.
 “Estamos na fase 3.2. Temos transmissão comunitária. Não é exuberante nem descontrolada, mas existe”, afirmou Graça Freitas. Esta fase corresponde ao nível de alerta e resposta mais elevado, sendo esta a fase mais grave de contágio.
“À meia-noite, vai entrar em vigor um novo plano para abordar a covid-19”, notou, acrescentando que passaremos agora “das medidas da fase de contenção para as medidas da fase de mitigação”.
Graça Freitas salientou ainda que “como em todas as mudanças, a fase de transição pode ter alguma turbulência”, uma vez que "não se muda de paradigma assistencial de um dia para outro sem que exista turbulência".

O que significa a fase de mitigação 

É a terceira e mais grave fase de resposta à doença covid-19 e é activada quando há transmissão local, em ambiente fechado, e/ou transmissão comunitária.
A resposta é focada na atenuação dos efeitos da covid-19 e na diminuição da sua propagação, minimizando nomeadamente a mortalidade associada.
Nesta fase, os doentes ligeiros ficam em casa, os moderados vão ao centro de saúde, os graves, mas não críticos, são encaminhados para os hospitais e os críticos são internados.