sexta-feira, 27 de março de 2020

Miguel Márquez: morreu há 13 anos o toureiro especialista em Victorinos

Miguel Márquez foi um dos grandes toureiros do seu tempo
O programa da apresentação de Miguel Márquez no Campo Pequeno a 5 de
Setembro de 1968, autografado pelo próprio para o autor destas linhas


Miguel Márquez, o toureiro de Fuengirola que era especialista em lidar Victorinos e se apresentou em Lisboa em 1968, morreu há 13 anos

Miguel Márquez morreu há 13 anos, a 27 de Março de 2007, depois de sofrer um infarto no final de ter participado num tentadero. Tinha 61 anos.
Natural de Fuengirola (Málaga), onde nasceu a 5 de Janeiro de 1946, foi um dos mais valentes toureiros do seu tempo.
José Luis Suárez-Guanes, inolvidável crítico do diário "ABC", definiu-o assim:
"Pequeno de estatura, mas de grande coração, foi um toureiro valente e com raça, que acabou sendo poderoso e um grande dominador de toiros. Foi, junto a Andrés Vásquez e Ruiz Miguel, um dos primeiros especialistas na ganadaria de Victorino".
Miguel Márquez debutou com picadores na sua cidade natal em 1966 e no ano seguinte foi líder dos novilheiros. Tomou a alternativa a 3 de Março de 1968 em Málaga, apadrinhado por António Ordoñez com o testemunho de Miguel Mateo "Miguelín" com toiros de Nuñez Hermanos.
Já posicionado como um dos jovens valores da época, confirmou depois a alternativa em Madrid a 17 de Maio do mesmo ano, de novo apadrinhado por António Ordoñez, agora com o testemunho de "Chicuelo". Cortou duas orelhas e abriu pela primeira vez a porta grande de Las Ventas para uma triunfal e histórica saída em ombros. Voltou a Madrid a 24 desse mês de Maio de 1968 e de novo saíu em ombros, desta vez com Manolo Cortés.
Apelidado de "Leão de Fuengirola" e "Ciclón da Costa del Sol", Miguel Márquez apresentou-se em Portugal, na praça do Campo Pequeno, a 5 de Setembro desse mesmo ano de 1968, repartindo cartel com o matador Amadeu dos Anjos, os cavaleiros Mestre João Núncio e Frederico Cunha e os Forcados Amadores de Montemor, capiatenados ao tempo por Joaquim José Capoulas. Lidaram-se oito toiros, quarto para as lides a cavalo de D. Diogo Passanha e quatro para as lides a pé de Oliveira Irmãos.
No programa da corrida, era anunciado como "a grande revelação desta temporada em Espanha", "o que leva cortados mais apêndices nesta época" e "um toureiro novo que como 'Paquirri' vai maravilhar Lisboa". E maravilhou, de facto, nessa noite.

Fotos D.R.