sexta-feira, 13 de março de 2020

Portugal parado: Governo anuncia Estado de Alerta até 9 de Abril


O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita anunciou, ao início da tarde desta sexta-feira, que foi decretado o estado de alerta na sequência da pandemia de Covid-19. O estado de alerta entra em vigor "de imediato" e está previsto até ao dia 9 de Abril, podendo ser prorrogado. Será "reavaliada a dimensão das medidas" para a "eventual prorrogação dessa data", garantiu o governante.
O documento que prevê o estado de alerta foi assinado pelos ministros da Administração Interna e da Saúde e permite que, a partir de hoje, sejam reunidas "as forças e os serviços de segurança para activação plena das estruturas da área da Administração Interna" que visam "combater a pandemia".
Permite ainda o estado de alerta "colocar em prontidão os serviços de segurança e atribuir à Protecção Civil a coordenação das comissões criadas em articulação com todas as entidades públicas".
Outra das atribuições da Protecção Civil passa por enviar SMS´s de alerta à população, à semelhança do que foi levado a cabo na altura em que Portugal foi assolado pelos incêndios.
Quanto às entradas e saídas do país, não está ainda 'em cima da mesa' a possibilidade de fecho de fronteiras. Mas depois da interdição de voos provenientes e com destino a Itália, "foi determinada, com efeito a partir das 00h00, a interdição de desembarque de navios de cruzeiro em todos os portos nacionais".
Está igualmente prevista a "interdição da realização de eventos, de qualquer natureza, em recintos cobertos que, previsivelmente, reúnam mais de 1000 pessoas e ao ar livre com, previsivelmente, mais de 5000 pessoas" e a "suspensão do funcionamento dos estabelecimentos de restauração e de bebidas que disponham de salas ou de espaços destinados a dança", detalha o comunicado do Ministério enviado às redações.
Depois do Conselho de Ministros de quinta-feira, recorde-se, o Governo decidiu um conjunto de medidas devido à pandemia Covid-19, entre as quais a suspensão de aulas presenciais nas escolas de todos os graus de ensino, já a partir de segunda-feira.