sexta-feira, 13 de março de 2020

Touradas paradas pelo menos até 3 de Abril


O empresário Rui Gato Rodrigues, promotor da corrida de sábado de Páscoa, 11 de Abril, na Amareleja (homenagem ao forcado Nuno "Mata") contactou a Direcção-Geral de Saúde e foi informado de que a Orientação 007/2020 têm efeito imediato e aplica-se até ao dia 3 de Abril de 2020, sendo depois reavaliada em função da evolução epidemiológica.
Esta orientação, recorde-se, aconselha a:

Adiar ou cancelar todos os eventos que, ainda que com uma concentração de menos de 1.000 pessoas, impliquem ou possam implicar a participação de pessoas que estiveram presentes, nos últimos 14 dias, em áreas onde existe transmissão comunitária ativa e sustentada do vírus, a saber, à data, Itália, China, Coreia do Sul, Irão, Japão e Singapura, actualizáveis conforme a evolução epidemiológica.
Adiar ou cancelar todos os eventos que impliquem ou possam implicar a concentração de mais de 150 pessoas em concelhos nos quais se verifique a existência de clusters (ou focos) com transmissão secundária de COVID-19 ou quando existirem casos confirmados em relação aos quais não se encontra a ligação epidemiológica.
- A Direção-Geral da Saúde recomenda, ainda, a todas as pessoas que observem medidas de distanciamento social, de higiene das mãos e etiqueta respiratória, em todas as circunstâncias, que incluam aglomerados de pessoas de qualquer dimensão.

Assim sendo e, para já, até que a orientação seja reavaliada, os espectáculos anunciados para depois de 3 de Abril mantêm-se de pé.

Foto M. Alvarenga