quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Campo Pequeno: Pombeiro põe ordem na casa

Amanhã realiza-se a terceira corrida nocturna da temporada lisboeta e o empresário Luis Miguel Pombeiro relembra, como já esta tarde aqui noticiámos, que "não são permitidas filmagens na praça, seja com telemóveis, com câmaras, da forma que seja".

Num e-mail enviado às Redacções, o gestor taurino da primeira praça de toiros nacional deixa bem frisado que "quem manda na praça é o Promotor, que ao ficar com a concessão aceitou as regras existentes. Em Madrid, por exemplo são proibidas as filmagens e até retiram os telemóveis a quem insistir em prevaricar".

O empresário adverte: "A grande maioria dos credenciados estão como fotojornalistas, ou seja, para fazer fotografia. Por mais que se diga que é para fazer resumos, etc., etc., a verdade é que há filmagens na íntegra de corridas e mesmo que passem depois apenas cinco minutos, as restantes horas filmadas são para quê? Arquivo de quê? Para passar onde e quando? E quem pagou os direitos?".

"Assim e pagando o justo pelo pecador, volto a frisar que não são permitidas filmagens, a não ser que sejam autorizadas pelos proprietários ou pela empresa concessionária. E ponto final", esclarece.

E promete pôr ordem na casa:

"Quanto às credenciais de Jornalistas, estarão sempre salvaguardados os críticos e cronistas tauromáquicos existentes e com provas mais do que suficientes do que alguns que são portadores de carteiras profissionais. De uma coisa podem ter a certeza: não temos negado a entrada a ninguém, mas estamos atentos a quem realmente faz Jornalismo ou a quem se limita a descarregar fotos, algumas delas sem nexo e que apenas prejudicam a imagem dos toureiros. De futuro e após observação atenta, haverá novidades".

Foto D.R.