sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Temporada em crescendo: noite de apoteose ontem no Campo Pequeno

João Moura Júnior marcou ontem claramente a diferença no Campo Pequeno, reafirmando o estatuto de primeiríssima figura da nova vaga, a anos luz do pelotão, com duas lides redondas, muito em particular a segunda, que deixaram o público em verdadeiro alvoroço, sobretudo com as duas "mourinas" com que fechou a sua apoteótica noite em Lisboa.

João Ribeiro Telles é outro dos consagrados na nova geração e marcou também a noite com duas lides de grande emoção, fazendo reviver um passado já algo distante, em que seu pai, João Palha Ribeiro Telles foi, ao tempo, o grande competidor do génio João Moura. Um ferro de antologia no seu primeiro toiro e dois empolgantes com o Ilusionista no último deixaram também Lisboa em euforia.

João Moura Caetano teve uma lide brilhante no primeiro toiro da noite, com o público ainda frio e depois no segundo do seu lote, a fava da corrida, fez das tripas coração sem conseguir alcançar o êxito sonhado. Não teve matéria prima, mas fez os impossíveis - não se compreendendo por isso a razão pela qual o director de corrida Ricardo Dias lhe negou no final o lenço para vir à praça.

Os toiros de Francisco Romão Tenório, apesar da escassa transmissão usual e das características especiais deste encaste Murube, mais próprio para a arte do que propriamente para a emoção, até tiveram excelente nota e proporcionaram uma grande noite a confirmar o ritmo crescente em que está a decorrer a temporada na capital. Dois toiros foram "indultados" e regressaram ao campo, segundo acabamos de saber. Foram o segundo e sexto, respectivamente lidados pelos triunfadores João Moura Jr. e João Telles.

Em baixo, três momentos das actuações dos cavaleiros ontem no Campo Pequeno.

Mais logo, ao longo do dia, não perca a detalhada análise de Miguel Alvarenga.

Fotos M. Alvarenga


João Moura Caetano 

João Moura Jr. 

João Ribeiro Telles