Cumprem-se hoje 129 anos sobre a data de inauguração da praça de toiros do Campo Pequeno, que na corrida inaugural, presidida por SAR o Infante D. Afonso, em representação de seu irmão, o rei D. Carlos, teve a participação dos cavaleiros Alfredo Tinoco e Fernando d'Oliveira (que anos mais tarde viria tragicamente a ser o primeiro toureiro a morrer vítima de colhida naquela arena) que lidaram 12 toiros de Emílio Infante da Câmara. As pegas foram executadas por um grupo de forcados de Riachos.
A praça do Campo Pequeno foi inaugurada a 18 de Agosto de 1892 (cartaz em baixo) e sucedeu na capital à do Campo de Santana, mandada edificar pelo rei D. Miguel e que funcionou de 1831 a 1891.
Nos últimos 129 anos, a praça só esteve inactiva entre 2000 e 2006, período em que se procederam a obras de requalificação, transformando-a num edifício mais funcional e que hoje tem capacidade para 7.277 espectadores, mantendo, apesar de coberta, a traça original.
Por esta praça passaram e continuam a passar as maiores figuras mundiais da tauromaquia, bem como novos valores que aqui despontaram para carreiras de consagração mundial.
Ontem como hoje o maior símbolo da tauromaquia em Portugal! 129 anos de Cultura Portuguesa!
Fotos D.R.