É já no próximo sábado 21 de Agosto (22h00) que os toiros (e que toiros!) voltam a Tomar, na corrida de homenagem ao emigrante promovida pela empresa Aplaudir de João Pedro Bolota, depois de em 2020 e devido à pandemia, não se terem ali realizado corridas.
O grande atractivo desta corrida - também anunciada de exaltação ao forcado - é o curro de toiros da temida ganadaria São Martinho, com mais de 600 quilos, ganadaria que fez estragos naquela mesma arena há dois anos.
Outro motivo de curiosidade é a presença no cartel do cavaleiro local Filipe Vinhais (foto de cima), que também é oficial da Força Aérea e nessa noite comemorará os seus 10 anos de alternativa.
Sem ter ainda actuado este ano e com os mesmos cavalos com que há dez anos recebeu na praça do Cartaxo a sua alternativa, pode dizer-se que Filipe Vinhais é "um cavaleiro sem medo" quando se dispôs a enfrentar estes toiros sem se poder dizer propriamente que está muito preparado para o fazer.
"Ser toureiro é uma profissão de risco e eu estou habituado a não virar a cara aos desafio", diz Filipe Vinhais, que no próximo sábado vai ter como alternantes o veterano Rui Salvador e a nova estrela do rejoneio espanhol Andrés Romero.
Para pegar os duros toiros de São Martinho vão saltar à arena de Tomar os valentes forcados do Ribatejo, de Tomar (na celebração do seu 65º aniversário) e da Azambuja, respectivamente capitaneados por Pedro Espinheira, Hélder Parker e Nuno Matos.
Uma corrida imperdível!
Fotos D.R.