quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Antigo forcado dos Amadores de Santarém: morreu João Lopes Aleixo

Morreu João Lopes Aleixo, antigo forcado dos Amadores de Santarém na década de 60, fazendo parte da histórica geração de Ricardo Rhodes Sérgio.

No livro "Grupo de Forcados Amadores de Santarém - Os Primeiros 100 Anos", recordou a Maria João Lopo de Carvalho, autora da obra, que "a minha primeira vez foi na inauguração da praça da Arruda dos Vinhos. A farda era emprestada. Senti uma responsabilidade enorme porque estava no meio de grandes Forcados. Tinha muito medo de fazer má figura".

Na sua página web, o GFA de Santarém recorda que João Lopes Aleixo "manteve sempre um carinho muito especial pelo Grupo de Santarém, que fez questão de mostrar, quer fosse atrás de gestos de enorme generosidade ou de pequenos detalhes".

João Lopes Aleixo foi também um grande cavaleiro e criador de cavalos Puro Sangue Árabe e ainda recentemente nas Olimpíadas de Tóquio viveu a felicidade de ver um antigo aluno seu, Rodrigo Torres, obter a melhor classificação portuguesa em Jogos Olímpicos na modalidade equestre de Dressage.

"Deixa um vazio, mas ao mesmo tempo o testemunho, postura e uma forma de estar na vida de um Senhor", frisa o GFA de Santarém.

João Lopes Aleixo era cunhado do antigo cavaleiro tauromáquico Fernando de Andrade Salgueiro e pai do também cavaleiro retirado António Lopes Aleixo.

A toda a ilustre Família enlutada, em particular a seus filhos, filha e netos, bem como ao GFA de Santarém, endereçamos as mais sentidas condolências.

Que em paz descanse.

Foto D.R.