João Telles e o "Ilusionista": emoção e verdade! |
Praça cheia e corrida de muita emoção ontem na Monumental de Coruche, na tarde em que se inaugurou diante da praça um monumento aos gloriosos forcados Amadores de Coruche, que comemoraram ontem oficialmente e com enorme sucesso o 50º aniversário da sua fundação - um dos grupos mais destacados do momento.
Lidaram-se toiros de várias ganadarias do Sorraia num concurso cuja vitória coube ao toiro de David Ribeiro Telles, lidado em terceiro lugar pelo cavaleiro António Prates.
João Ribeiro Telles abriu praça a substituir seu tio António, prescindindo do seu cachet e dedicando a sua lide ao Mestre, acto que o público aplaudiu com calorosa ovação. Segundo João Galamba, na crónica que deu à estampa no site tauronews.com, João Telles esteve bem na lide do seu primeiro toiro, da ganadaria António Silva, mas foi no segundo, de Veiga Teixeira, que "armou o taco", terminando com três imponentes ferros com o cavalo "Ilusionista".
Francisco Palha lidou os toiros de Lopes Branco e de Vale Sorraia e a ambos esperou no centro da arena com emotivas sortes de gaiola. Em grande momento, Palha teve duas lides de muito mérito e que chegaram ao público.
António Prates enfrentou os exemplares de Ribeiro Telles (vencedor do concurso) e de Cunhal Patrício. Bregou com maestria, refere João Galamba, tirando partido da voluntariedade dos adversários, em especial do de Ribeiro Telles. No último da tarde, a lide foi de menos a mais e terminou num plano superior.
Os Amadores de Coruche executaram seis grandes pegas: o cabo José Macedo Tomás deu o exemplo e pegou o primeiro toiro, concretizando ao quinto intento. Fábio Casinhas, Miguel Raposo, Tiago Gonçalves e António Tomás executaram as suas pegas à primeira tentativa e João Prates pegou o último toiro à segunda. Miguel Raposo e Francisco Prancha despediram-se das arenas, sendo fortemente aplaudidos na hora do adeus.
A corrida de Coruche foi ontem bem dirigida por Manuel Gama, que esteve assessorado pelo médico veterinário Jorge Moreira da Silva.
Fotos João Silva/@João R. Telles e Sofia de Sousa/tauronews.com
Francisco Palha, em grande momento, recebeu os dois toiros com emotivas sortes de gaiola |
António Prates "pisou o risco" e emocionou tudo e todos |
Tarde de celebração dos seus 50 anos foi de triunfo para os Amadores de Coruche. Na foto, a dura pega do cabo José Tomás |