terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

António Pena Monteiro, cabo do GFA de Montemor: "As nossas expectativas para sábado são de um grande dia de festa!"

António Pena Monteiro, cabo dos forcados Amadores de Montemor, fala sobre a actuação do grupo no Dia da Tauromaquia e dá conta das expectativas para o mesmo.

- Tem um significado especial o arranque desta temporada depois de dois anos de pandemia, num momento em que parece ser a temporada do regresso à normalidade?

- Sem dúvida! O convívio é uma das bases mais sólidas de um Grupo de Forcados. Mesmo com alguns compromissos, estivemos dois anos privados de o fazer nas condições que gostamos. Agora sentimos que estamos a voltar ao normal e isso traz-nos uma motivação acrescida.


- Como se define o sentimento de actuar num dia em que se celebra a tauromaquia e a liberdade cultural?

- As artes reflectem a cultura dos povos. Neste dia são várias aquelas que se juntam em torno de uma marca indelével da nossa cultura: a Tauromaquia! Ser parte integrante de um dia com tantas atividades, para todos os gostos e idades, e que tão bem celebra a nossa liberdade cultural, é um sentimento único. Estamos gratos por poder representar aquilo que de tão bom tem o nosso país!


- Olhando para a temporada de 2022, quais os objectivos e expectativas que o grupo tem?

- Sendo uma temporada de retorno à normalidade, os objectivos são delineados com alguma cautela. Ainda assim, voltar a um número normal de corridas, regressar a praças onde não vamos há algum tempo e manter aquelas onde temos mais cartel, fazem parte do foco desta temporada. Temos também a intenção de reunir mais vezes a Família do Grupo de Montemor, que é muito grande e que se viu obrigada a perder algum contacto durante estes dois anos. Para isso estamos a promover diversas acções internas e outras tantas abertas ao público. Estamos convictos de que vai ser uma grande temporada!


- No próximo sábado vão actuar no Festival Taurino, na Moita, quais são as vossas expectativas para este festival?

- As nossas expectativas são de um grande dia de festa, uma grande tarde de toiros e uma actuação digna e limpa, respeitando os pergaminhos do Grupo que representamos.


- Porque é que as pessoas devem estar presentes no Dia da Tauromaquia?

- Em primeiro lugar, porque têm esse direito! Depois, porque enquanto aficionados, têm esse dever. Não é atrás de um ecrã que se defende a Tauromaquia. Neste dia temos a tarefa muito facilitada, só temos de estar presentes, em força, e desfrutar de um evento único, de um dia bem passado e mostrar a nossa afición! No final, a questão que se coloca é: porque é que as pessoas não haveriam de estar presentes no Dia da Tauromaquia?


O Dia da Tauromaquia realiza-se no próximo dia 26 de Fevereiro na praça de toiros da Moita, com diversas actividades a partir das 10h da manhã, encerrando com um fantástico Festival Taurino às 16h. Toda a informação e bilhetes para o Festival em www.diadatauromaquia.pt 


Foto D.R./ProToiro