sábado, 26 de fevereiro de 2022

Rui Bento ainda mais polémico: "Falta gente com categoria nos toiros!"

Rui Bento mais polémico ainda (quem diz as verdades é sempre polémico e o Rui não é homem de meias tintas!) e a atirar farpas em várias direcções na segunda parte da entrevista a Patrícia Sardinha, agora dada à estampa no site "Naturales".

Afirma, sem papas na língua, que há quem esteja a querer "travar" o jovem cavaleiro Luis Rouxinol Júnior, acusa a organização das Sanjoaninas de ter faltado à palavra e não ter contratado o toureiro para este ano e anuncia um "corte de relações" institucional com António Ribeiro Telles depois de este se ter alegadamente recusado a tourear em Coruche um mano-a-mano com Luis Rouxinol, um tema que Miguel Alvarenga já aqui abordara em Dezembro do ano passado na coluna "Coisas que Eu Sei".

Questionado sobre se se trata de uma estratégia sua o facto de Luis Rouxinol Jr. não estar anunciado nos cartéis já divulgados das principais praças e feiras, Rui Bento contra-ataca:

"Não, não, estratégia minha de modo algum... Poderá ser estratégia de alguém, e acredito que seja com intenção de o travar! Mas estou muito tranquilo e confio muito nele. Tem um valor imenso e não o vão conseguir parar!".

Rouxinol Jr. ganhou no ano passado o prémio como triunfador da Feira de São João na Ilha Terceira e foi dito na altura que voltaria este ano - o que não se confirmou. O que se passou? - indaga Patrícia Sardinha. E Rui Bento explica:

"A verdade é que desde o ano passado, em que conquistou o prémio de triunfador das Sanjoaninas 2021, ficou tudo falado para este ano, aliás como historicamente sempre aconteceu com todos os triunfadores da Feira de Angra do Heroísmo. Já no início deste ano, voltei a falar com a organização, que me transmitiu que o Rouxinol Jr. seria o primeiro a ser contratado, como tinha ficado falado desde o ano passado. Qual é o nosso espanto ...quando vemos os cartéis anunciados e não está o Rouxinol Jr.. Perguntem... e responda quem de direito".

E, sobre o projectado mano-a-mano entre António Telles e Luis Rouxinol, que esteve agendado para esta temporada em Coruche, Rui Bento fala pela primeira vez:

"Esse é um assunto delicado e até triste, para o Luís Rouxinol e para mim próprio! O Rouxinol foi contactado e contratado, pela empresa de Coruche, para actuar no dia 24 de Junho, mano-a-mano com o António Ribeiro Telles. No início das conversações alertei a empresa de que me parecia difícil esse cartel acontecer, pelas experiências vividas anteriormente. Garantiram-me que estava tudo falado e concertado com o António. Deixei passar alguns dias, para que de novo assegurassem que tudo estava claro. Ficou fechada a contratação no início de Dezembro. Passadas duas ou três semanas, a empresa voltou a contactar-me, informando-me que afinal já não ia ser o mano-a-mano, porque o António não aceitava tourear o mano-a-mano. Como podem imaginar, não ficámos propriamente contentes ... pelo contrário, bastante incomodados com a situação criada. Esta situação acontece pela terceira vez desde que sou apoderado do Luís Rouxinol, e uma outra vez, enquanto gestor do Campo Pequeno, na corrida comemorativa dos 125 anos da Monumental. Esse era o cartel proposto pela empresa. Portanto, a partir de agora desejo a melhor das sortes ao António, que é uma grande figura do toureio, mas, obviamente, que estaremos indisponíveis para actuar no mesmo cartel".

Questionado sobre que diferenças existem entre o Rui Bento de hoje e o Rui Bento de antes de 2006 (reinauguração do Campo Pequeno), o antigo matador de toiros responde ser hoje "um homem mais maduro, mais desperto para a vida e para o papel que lhe cabe na sociedade".

Sobre um hipotético regresso ao Campo Pequeno, descarta a possibilidade por agora: "Fui muito feliz no Campo Pequeno e de momento não me parece... sinceramente!".

E volta a pôr o dedo em muitas feridas da tauromaquia actual quando afirma, sem papas na língua: "Hoje em dia, nos toiros e na vida... há pessoas sérias e pessoas que não o são" (quando Patrícia Sardinha lhe perguntou se os homens dos toiros hoje em dia já não têm palavra). E com isto diz tudo: "Nos toiros, o que noto é que há falta de bons taurinos... e sobretudo falta de gente com categoria, essa categoria que fez do toureio um símbolo de grandeza".

Uma entrevista importante, lúcida e desconcertante, de um dos poucos taurinos "à antiga". Uma verdadeira pedrada no charco.

Fotos M. Alvarenga