segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Morreu Joaquín Bernadó, o toureiro mais importante da Catalunha

Com 86 anos de idade, morreu hoje o antigo matador de toiros Joaquín Bernadó, considerado ainda e sempre o mais importante toureiro da Catalunha.

Nascido em Santa Coloma de Gramanet (Barcelona), Joaquín Bernadó foi um dos toureiros que mais vezes toureou na agora desactivada Monumental de Barcelona (arena que pisou em 243 tardes) e também na de Madrid, os dois feudos principais da sua trajectória.

Apresentou-se em público em 1950 e debutou com picadores em 1953 e poucos anos depois, em 1955, fez a sua estreia na Monumental de Madrid. Tomou a alternativa a 4 de Março de 1956 em Castellón, apadrinhado por António Bienvenida, como o testemunho de Júlio Aparício, enfrentando o toiro "Carolo" da ganadaria de Martín Arranz. E nesse mesmo ano regressou a Las Ventas, Madrid, para confirmar a alternativa a 10 de Junho, com Mário Carrión de padrinho e Joselito Huerta de testemunha, com toiros de El Pizarral.

Joaquín Bernadó viveu temporadas de muita importância em arenas de Espanha, mas também na América do Sul. Era o sobrevivente do cartel da corrida de inauguração da praça de toiros de Cali, na Colômbia, em 28 de Dezembro de 1957, em que também participaram José Zuñiga "Joselito de Colômbia" e Gregório Sánchez, tendo sido ele o grande triunfador da tarde, como toiros de Clara Sierra. No México não se ficou atrás, sendo o toureiro espanhol que mais vezes ali toureou.

Apesar de ter sido um toureiro de arte e corte fino, impôs o seu toureio a todo o tipo de toiros e de encastes, sem recusar nunca anunciar-se com qualquer ganadaria. Foi um dos poucos toureiros que se encerrou com seis toiros da mítica ganadaria Miura, o que aconteceu a 3 de Setembro de 1972 na Monumental de Barcelona.

Foi o inventor do passe "bernardina", uma sorte que se realiza muito nos dias de hoje nos remates das faenas de muleta.

Depois de se retirar das arenas, permaneceu sempre ligado ao mundo tauromáquico. Foi professor da Escola de Madrid "Marcial Lalanda" e comentador televisivo no canal Telemadrid.

Nos últimos anos, foi um dos mais férreos defensores da tauromaquia na Catalunha, quando se levou a cabo a proibição de corridas de toiros nesta comunidade autónoma.

Que em paz descanse.

Fotos aplausos.es e D.R.