quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Quando o Poder ia aos toiros sem complexos...

Miguel Alvarenga - Como perguntar nunca ofendeu ninguém: algum alto dignatário deste Estado a quem chamam "democrático" marcará presença no próximo sábado na Moita, onde se celebra o Dia da Tauromaquia, uma das tradições culturais mais ancestrais deste país?...

Já agora, ficam algumas fotos a lembrar os tempos em que o Poder não tinha complexos e ia aos toiros: em cima, o então Presidente da República Almirante Américo Thomaz fotografado nos anos 60 na Monumental de Cascais com os matadores espanhóis Juan García "Mondeño" e Manuel Benítez "El Cordobés"; e, em baixo, o mesmo Almirante Américo Thomaz num evento de Estado com o matador de toiros Amadeu dos Anjos.

Outros tempos...

E para que não me acusem de "fascista saudosista" (que é para o lado que durmo melhor...), deixo também em baixo outras fotos dos tempos "democráticos" onde se vêem os também Presidentes da República General Ramalho Eanes e Dr. Mário Soares no Salão Nobre da praça do Campo Pequeno com o cavaleiro João Moura em corridas em que nos honraram com as suas presenças; e também o Dr. Jorge Sampaio, enquanto PR, assistindo a uma corrida no Campo Pequeno.

Fotos Acervo Ramagens, Ouro e Prata, D.R. e Arquivo Histórico da Presidência da República