sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Filipe Martinho amanhã na Moita entre as Figuras

Novilheiro praticante, que se iniciou na Escola de Toureio da Moita , actualmente na Escola de Badajoz e já com provas dadas em arenas de Portugal e Espanha, Filipe Martinho é o benjamim do cartel do festival taurino do Dia da Tauromaquia, que amanhã vai ter lugar na praça moitense “Daniel do Nascimento”. E fala-nos das suas expectativas para este grande dia!

Como está a decorrer o seu percurso de novilheiro? Pode fazer uma síntese rápida do seu percurso?

- O meu percurso começou na Escola de Toureio da Moita em 2015, e no início do ano de 2021 foi acordado um intercâmbio entre a escola da Moita e de Badajoz, onde fui bem recebido e tive a oportunidade de tourear muito em Espanha onde tive triunfos importantes.


- Como se sentes ao tourear num dia em que se celebra a tauromaquia e a liberdade cultural?

- Para mim é um grande orgulho e um sonho poder estar num dia tão importante como é o Dia da Tauromaquia e fazer parte de um cartel desta qualidade e importância.


- Qual o seu maior triunfo até ao momento?

- Felizmente tenho vindo a ter alguns triunfos importantes, mas o maior triunfo que tive foi sem dúvida em Maio de 2021 onde consegui abrir a porta grande na Moita e ser o primeiro novilheiro sem picadores a consegui-lo.


- Quais são as suas expectativas para a sua actuação no Dia da Tauromaquia?

- São as melhores, com grande ilusão e com ganas que chegue o grande dia.


Porque é que acha que as pessoas devem estar presentes no Dia da Tauromaquia?

- É um dia que representa todos os amantes da nossa festa, um dia completo, cheio de atividades para todos e todas as idades, será sem dúvida mais um dia que ficará marcado para a história da Tauromaquia.


Fotos M. Alvarenga