sexta-feira, 22 de abril de 2022

Cartaxo, 1 de Maio: o Regresso dos Heróis

É já no próximo fim-de-semana, no domingo 1 de Maio, que a praça de toiros do Cartaxo é palco, na sua data tradicional, de uma das mais aguardadas corridas deste início de temporada, promovida pela nova empresa Praça para Todos - que se estreia em grande na gestão desta praça ribatejana.

Pode dizer-se que será a tarde do Regresso dos Heróis, uma vez que nesta corrida reaparecem o génio João Salgueiro, na foto de cima (depois de nas últimas temporadas ter actuado apenas em ocasiões pontuais - e poucas) e o também genial Rui Fernandes, que depois de ter estado dois anos sem tourear em Portugal foi em Setembro do ano passado o triunfador máximo da corrida à portuguesa da Feira da Moita, única em que actuou em arenas nacionais.

Aguarda-se, portanto, com justificada expectativa, pela corrida de 1 de Maio no Cartaxo, um confronto de gerações em que vão participar também os jovens João Salgueiro da Costa (filho do Maestro de Valada) e Duarte Fernandes, cavaleiro ainda praticante (apesar de ter tomado no ano passado a alternativa em Arles, França, não considerada em Portugal, vá lá entender-se porquê...), sobrinho de Rui Fernandes e que é apontado como a grande estrela do futuro.

Lidam-se seis toiros da emblemática ganadaria Passanha, que na semana transacta ganhou os dois prémios em disputa (bravura e apresentação) no concurso em São Manços. Os toiros serão recolhidos por campinos à cavalo, à maneira antiga.

Pegam nesta corrida - integrada na tradicional Festa do Vinho - os grupos de forcados de Coruche, de Cascais e do Cartaxo, respectivamente capitaneados por José Macedo Tomás, Paulo Loução e Bernardo Campino.

Os bilhetes para esta monumental corrida de toiros - que promete esgotar a lotação da praça - encontram-se à venda no Cartaxo no Caffé Caffé, na Taberna Sr. Vinho e no Cabeleireiro Frazão; e as reservas podem ser feitas pelo telefone 910 797 043.

Fotos Emílio de Jesus/Arquivo e M. Alvarenga

Rui Fernandes
João Salgueiro da Costa
Duarte Fernandes