sexta-feira, 22 de abril de 2022

Mestre José Maldonado Cortes cumpre hoje 60 anos de alternativa

Há precisamente 60 anos, no Domingo de Páscoa de 1962, recebeu a alternativa na praça do Campo Pequeno o cavaleiro José Maldonado Cortes. O saudoso Pedro Louceiro foi o padrinho da cerimónia (foto de cima). Parabéns ao Mestre!

Natural de Estremoz, onde nasceu a 2 de Julho de 1938, José Maldonado Cortes comemora hoje 60 anos de alternativa, recebida a 22 de Abril de 1962 na praça do Campo Pequeno das mãos do saudoso Pedro Louceiro.

Apresentou-se em público com 17 anos na praça da sua terra em Março de 1954. 
Irmão do também cavaleiro tauromáquico Afonso Maldonado Cortes, pai de Francisco Cortes e avô do jovem cavaleiro amador e grande promessa Francisco Maldonado CortesJosé Cortes foi um dos melhores cavaleiros da sua época e é ainda hoje referenciado como um dos grandes equitadores deste país. Foi mestre de muitos cavaleiros, entre os quais o saudoso José João Zoio e também Rui Salvador.

Ao longo da sua memorável carreira, toureou nos quatro cantos do mundo, elevando bem alto o estandarte do toureio equestre nacional: actuou em 
Portugal, em Espanha, em França, em África (Angola e Moçambique), nas Américas (MéxicoColômbia e Venezuela) e em 1969 actuou nas célebres corridas que tiveram lugar em Jacarta, na Indonésia, promovidas por Manuel dos Santos e Alfredo Ovelha, as quais se realizaram num estádio de futebol com capacidade para 120 mil espectadores - ainda hoje, o maior recorde de assistência a um espectáculo tauromáquico.

Há cinco anos, quando assinalou os 55 anos de alternativa, voltou a vestir a casaca e participou nas cortesias na corrida que em sua homenagem se realizou na praça de 
Estremoz, com a lotação quase esgotada.

Assinalamos a efeméride, homenageamos o Mestre e daqui lhe enviamos as nossas saudações e os nossos parabéns pelo dia de hoje.

Fotos D.R.