quinta-feira, 7 de abril de 2022

México: Rodrigo Santos homenageado no sábado em Texcoco

O cavaleiro mexicano Rodrigo Santos, sobrinho de Gastón Santos (primeiro mexicano que tomou a alternativa no Campo Pequeno, apadrinhado por Mestre João Núncio), vai ser homenageado no próximo sábado 9 de Abril na corrida de rejoneio que se realiza na praça mexicana "Silverio Pérez" em Texcoco, segundo festejo da Feira Internacional del Caballo.

Lidam-se seis toiros da ganadaria Real de Saltillo e actuam os rejoneadores mexicanos Andrés Rozo, Cuauhtémoc Ayala, Leonardo Zatarín, Tarik Othón, Marco Bastida e Mário Sandoval.

Rodrigo Santos estreou-se em 9 de Agosto de 1987 em Tampico e tomou a alternativa a 18 de Março de 1990 na Monumental do México, apadrinhado por Jorge Hernández Andrés, com o testemunho de Gerardo Trueba e José Maria Fuentes.

Confirmou a alternativa em Lisboa, na praça do Campo Pequeno, a 18 de Setembro de 1998, apadrinhado por João Ribeiro Telles, com o testemunho de Francisco Núncio. Nos anos seguintes, toureou em várias ocasiões em arenas portuguesas, onde em 2010 foi apoderado por Inácio Ramos Júnior.

Rodrigo Santos despediu-se na Monumental do México em 18 de Dezembro de 2016, tarde em que cortou duas orelhas a um toiro da ganadaria Rancho Seco, mas o adeus definitivo às arenas foi no ano seguinte, a 18 de Junho, na praça "Eduardo Funtanet" em Mazatlán. Ao longo da sua carreira, actuou em mais de 900 corridas.

Foto D.R.