Com 75 anos, morreu a noite passada no Hospital Universitário de Badajoz o histórico cronista taurino Juan Ángel Franco, durante muitos anos responsável pela secção de tauromaquia do jornal "Hoy" de Badajoz.
"Así lo vi" era o título da coluna onde escreveu durante anos as suas impressões isentas sobre as corridas a que assistia, sobretudo na Extremadura espanhola.
Natural de Badajoz, iniciou a sua colaboração no referido periódico no ano de 1980 e só muito recentemente, por questões de saúde, deixou de escrever. Foi também colaborador da Rádio Cadena Española, da Cope e da Cadena Ser e assinou muitas crónicas na revista "Aplausos", destacando-se ainda como moderador de tertúlias e colóquios na rádio, na televisão e em diversos clubes taurinos.
"O seu grande critério e profissionalismo converteram-no numa referência no mundo dos toiros na Extremadura e as suas crónicas marcavam a pauta do desenvolvimento de feiras e festejos realizados em toda a região" - recorda hoje o jornal "Hoy".
Juan Ángel era irmão do nosso bom amigo Dr. Luis Carlos Franco, histórico médico cirurgião da equipa da Monumental de Badajoz, um grande amigo de Portugal - a quem endereçamos as mais sentidas condolências, bem como a sua Mulher, Joana Barata-Silvério e a toda a ilustre Família enlutada.
O funeral tem lugar esta tarde, pelas 19h30 (hora espanhola) na Igreja Paroquial do Perpétuo Socorro, em Badajoz.
Que em paz descanse.
Foto "Hoy"

