Depois do comunicado emitido hoje ao final da tarde pela empresa Toiros com Arte, nova gestora da praça de toiros de Coruche, onde apresenta as linhas mestras da temporada 2023 na capital do Sorraia e anuncia, entre outras novidades, o regresso da ganadaria São Torcato, triunfadora em 2019 nesta praça numa corrida "que marcou e evidenciou a muitas vezes esquecida seriedade e risco desta bonita arte marialva", o apoderado Maurício Vale vem a público lembrar que essa corrida foi mista e não só de cavaleiros e forcados; e que nela triunfou, e até sofreu uma lesão num joelho, o novilheiro Diogo Peseiro, que apodera. Publicamos de seguida o comunicado.
A actual empresa da importante Praça de Toiros de Coruche, que nos merece todo o respeito e a quem se deseja a melhor sorte, comunicou, entre outros detalhes, o regresso a Coruche da ganadaria São Torcato, após a recordada, séria e emocionante corrida de 2019.
A actual empresa, certamente por lapso, não referiu que essa foi uma Corrida Mista e com toureio pé, tendo sido lidados 6 toiros-toiros, por quatro Cavaleiros, um Matador e um Novilheiro, este sendo Diogo Peseiro, com raízes familiares coruchenses.
Na tão difícil corrida, Telles Bastos e Peseiro conseguiram triunfar! E Diogo Peseiro no final da lide foi atendido na enfermaria da praça pelo Dr. Peças, tendo sido detectada séria lesão num joelho, tendo estado mais de um mês em recuperação, a cargo do Dr. Carlos Ferreira, médico do Fundo de Assistência dos Toureiros.
Para avivar memórias e verdades, junto algumas fotos do êxito de Diogo Peseiro em Coruche, lidando um São Torcato de boa nota! Essa corrida foi mista e não apenas com cavaleiros e forcados, e onde todos foram dignos da sua arte!
E as fotos falam por si! Na defesa do toureio a pé e do Toureiro que represento, aqui agradeço a Miguel Alvarenga a publicação deste Comunicado!
Maurício Vale
(apoderado de Diogo Peseiro)
Fotos M. Alvarenga e Carolina Duarte/cortesia Maurício Vale