A empresa Toiros com Arte (Jorge Dias e Samuel Silva) anunciou esta tarde em comunicado, que a seguir publicamos na íntegra, as linhas mestras do que vai ser a temporada em que se estreia na gestão da praça de toiros de Coruche. Depois da tempestade (os contratempos que inviabilizaram a contratação de três toureiros da terra, António Ribeiro Telles e seu filho António e João Ribeiro Telles), veio por fim a bonança. Serão três corridas, já com ganadarias definidas, e com a presença de grandes figuras do toureio equestre. Leia o comunicado:
É com orgulho e satisfação que podemos finalmente apresentar aqueles que serão os traços gerais da temporada de 2023 em Coruche.
Depois de muito trabalho e alguns contratempos, mas sempre com o objetivo de criar cartéis com interesse e competição, apresentamos agora aquelas que serão as datas e os artistas que irão pisar a arena da Monumental do Sorraia esta temporada.
A temporada será composta por três (3) corridas de toiros - 20 de Maio, 24 de Junho e o tradicional 17 de Agosto - três corridas que serão certamente três acontecimentos!
A 20 de Maio teremos o regresso da temida ganadaria de São Torcato que lidou pela última vez nesta praça em 2019 numa corrida que marcou e evidenciou a muitas vezes esquecida seriedade e risco desta bonita arte marialva.
A 24 de Junho lida a ganadaria triunfadora de Coruche na temporada de 2022, a ganadaria Veiga Teixeira, que apresentou nesta mesma corrida, mas no ano transacto, toiros de grande qualidade e que proporcionaram a ida do ganadeiro à praça bem, como o toiro vencedor do Concurso de Ganadarias realizado a 17 de Agosto desse mesmo ano. Uma ganadaria com provas dadas e com um triunfo muito relevante em 2022, que regressa por mérito próprio a Coruche!
Finalmente, a 17 de Agosto teremos a já tradicional corrida das Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo onde serão lidados bonitos e imponentes toiros da ganadaria triunfadora de 2022, a ganadaria Dr. António Silva. Toiros de irrepreensível apresentação que não deixarão nenhum aficionado indiferente!
Os artistas, também eles, carregam a responsabilidade de, ao lado da empresa, criar uma temporada digna de Coruche e da sua afición. Três Maestros estarão presentes: João Moura, a figura maior de todos os tempos, no ano em que cumpre 45 anos de alternativa; Luís Rouxinol, que cumpriu o ano passado os seus 35 anos de alternativa e que sem ter nada a provar sempre que é solicitado diz sim não virando a cara a qualquer desafio; e João Salgueiro, o génio que neste ano especial celebra os seus 35 anos de alternativa.
Para além destes três Maestros teremos ainda Manuel Telles Bastos, também ele um filho da terra que incorpora nele a vontade e o desejo de nos fazer recordar o seu avô Mestre David Ribeiro Telles. Fazem ainda parte da temporada de 2023 três incontestáveis figuras do panorama taurino actual, João Moura Jr., Marcos Bastinhas e Francisco Palha, que tarde após tarde têm enchido praças com aficionados que querem ver aliada a competição e bem tourear. Finalmente, e não menos importante, Miguel Moura, um cavaleiro jovem que se aproxima cada vez mais do "pelotão" da frente, que tem conquistado os aficionados tarde após tarde com a sua irreverência e garra.
Está, naturalmente, certa a presença do Grupo de Forcados Amadores de Coruche nas três datas que compõem a temporada taurina da sua terra. Esta que é já uma instituição em Coruche e para as suas gentes, com uma história de mais de 50 anos congrega em si a importância e a tradição taurina desta bonita terra.
Agradecendo uma vez mais à Santa Casa da Misericórdia de Coruche, à Irmandade de Nossa Senhora do Castelo e ao Lar de São José a confiança depositada em nós, bem como às entidades locais a disponibilidade e apoio, queremos poder contar com todos para fazer desta uma bonita e importante temporada de triunfos em Coruche!
Toiros com Arte