quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Forcados lesionados ontem em Vila Franca: cabo Vasco Pereira e Guilherme Dotti em "bom estado"

Encontram-se em "bom estado" e, graças a Deus, sem nenhuma lesão grave, os dois forcados que sairam "amassados" das três tentativas para pegar o duro e exigente quinto toiro "branco" de Canas Vigouroux na nocturna de ontem na "Palha Blanco": Guilherme Dotti, que fez uma tentativa e saíu "agarrado ao ombro" e acompanhado pelos Bombeiros de Vila Franca rumo à enfermaria, de onde regressou pouco depois, debaixo de uma calorosa ovação do público; e o cabo Vasco Pereira, que o dobrou e consumou finalmente a pega na sua segunda intervenção, terceira tentativa efectiva.

Vasco Pereira, com quem falámos esta manhã, magoou-se no mesmo pé onde sofrera já uma lesão, mas não tem nada partido e está bem; e Guilherme Dotti sofreu uma luxação no ombro, mas segundo o cabo pode não ter que passar pelo bloco operatório. A ambos, dois dos grandes forcados da actualidade, desejos de rápido restabelecimento.

Esta quinta foi ontem a única pega não realizada à primeira tentativa. Todas as outras cinco foram grandes pegas, reafirmando o sangue novo que corre nas fileiras do glorioso Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira e o grande momento que o grupo viveu nesta temporada.

Foram forcados de cara, todos com pegas monumentais ao primeiro intento, Miguel Faria (primeiro toiro), Vasco Carvalho (segundo toiro, com uma ajuda soberba de Diogo Duarte, que também deu volta à arena), Rodrigo Camilo (terceiro toiro), Rodrigo Andrade (quarto toiro) e André Câncio (sexto e último toiro). 

Os toiros de Canas Vigouroux foram nobres, tinham força, mas não complicaram em demasia. E mesmo que o tivessem feito, tinham pela frente um dos melhores e mais experientes grupos de forcados do país, pelo que não teria havido certamente problemas.

Só foi mais problemática a pega do quinto toiro, como atrás se refere, consumada pelo cabo Vasco Pereira com enorme galhardia e extraordinárias ajudas de todos os companheiros, na sua segunda tentativa, a emendar uma primeira do experiente e consagrado Guilherme Dotti - que brindou a seu primo Pedro Dotti (irmão do ex-cabo Vasco Dotti), actual professor dos forcados juvenis do grupo e que, segundo o cabo Vasco Pereira, "tem feito um trabalho excelente com os nossos miúdos".

Mais logo, não perca, a detalhada análise de Miguel Alvarenga à corrida de ontem e as fotos das seis grandes pegas que consagraram, como é tradição, o GFA de Vila Franca como o triunfador-maior desta nocturna de terça-feira que todos os anos se realiza em exaltação ao Forcado Vilafranquense.

Fotos M. Alvarenga

O cabo Vasco Pereira e o valoroso Guilherme Dotti (foto de
baixo) foram ontem maltratados pelo quinto toiro de Canas
Vigouroux, mas não sofreram, felizmente, lesões graves