terça-feira, 10 de agosto de 2010

Em que é que ficamos, meus amigos?...


Miguel Alvarenga - Sou eu que sou mau, sou eu que ando a perseguir o Rui Bento... ou são eles que andam a brincar com isto?
Esta manhã avançámos com a notícia (bronquite...) de que a "novilhada popular" da próxima quinta-feira no Campo Pequeno não seria autorizada pela Inspecção-Geral das Actividades Culturais, a não ser que a empresa procedesse às alterações exigidas pela lei.
Até ao momento - e já lá vão algumas horas - a empresa do Campo Pequeno ainda não reagiu. Não veio a terreiro dizer de sua justiça, explicar o que vai ou não vai fazer.
Os sites taurinos não se referiram ao assunto. Mas isso á naturalíssimo. Não estão cá para noticiar nada, a não ser os comunicados oficiais das empresas e dos toureiros. Não são profissionais do Jornalismo, não lhes podemos exigir mais do que aquilo que fazem. Existem para (quase) nada. Ou seja: existirem ou não existirem é exactamente a mesma coisa. Limitam-se a noticiar os pesos dos toiros e os cartéis das touradas que lhes mandam. E pouco mais.
Mas há aqui um facto que não pode passar em branco: o Campo Pequeno tem um gerente que, por sinal (mau ou bom) foi matador de toiros, apoderado de toureiros e representante de empresas importantes. Não é, ou não devia ser, propriamente, um analfabeto em termos taurinos.
Será então possível que a empresa da primeira praça do país se dê ao luxo de anunciar e promover um espectáculo que é ilegal, que não cumpre as regras exigidas pelo Regulamento? É inacreditável, mas neste país é tudo possível...
Será possível que o gerente do Campo Pequeno, Rui Bento, não conheça o Regulamento e dê uma calinada deste tamanho? Então tem que ser imediatamente demitido pelos Drs. Borges, sob pena de estar a comprometer seriamente a imagem do Campo Pequeno à custa do seu desleixo ou da sua presumível negligência.
Há que aclarar isto tudo. A bem da Festa.
Já agora, pergunto: essa tal Federação PróToiro existe para quê? Para recolher impressões digitais em actividades folclóricas de promoção exclusiva aos seus autoproclamados dirigentes? Não toma posição em nada? Serve apenas para vender t-shirt's sem recibo, fugindo ao fisco?
Andamos todos a reinar com isto?
Na Catalunha acabaram com as touradas. Aqui, que somos meia dúzia e estúpidos, basta um simples sopro para de um momento para o outro atirar com o baralho de cartas de pantanas. Mas ainda ninguém percebeu isso, acho eu...

Foto D.R.