terça-feira, 17 de agosto de 2010

Palhaçada ao rubro: IGAC puxa as orelhas à ANGF



A enorme palhaçada que continua a ser a nossa Festa Brava está ao rubro e promete episódios escaldantes nos próximos tempos: depois da reunião havida ontem entre o Grupo de Forcados do Pinhal Novo e a Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC), a Associação Nacional de Grupos de Forcados e o rapaz Potier vão levar um valente puxão de orelhas por se terem imiscuido onde não eram chamados, nem vistos, nem achados.
Sexta-feira passada, o Grupo do Pinhal Novo (desassociado na recente assembleia-geral da ANGF) foi impedido de pegar na tourada que se realizou em Cabeça Gorda, localidade a 14 quilómetros de Beja, por imposição da Associação de Forcados, que ameaçou os outros dois grupos actuantes (Beja e Cascais) de expulsão se alternassem com os rapazes do Pinhal Novo. O grupo chefiado por Sandro Patraquim encontrava-se na praça, fardado e pronto a intervir. Houve pressões do grupo de Beja, da ANGF e o director de corrida Francisco Farinha cedeu, impedindo o Grupo do Pinhal Novo de pegar, embora ciente de que a ANGF não tinha quaisquer tipo de poderes para o impedir. Farinha pode agora também ser chamado à perna pela IGAC.
Na sequência deste incidente, logo na manhã de segunda-feira, o Grupo do Pinhal Novo reuniu com a IGAC, que confirmou a total e absoluta ilegalidade assumida pela ANGF, que não tem quaisquer tipo de poderes legais para impedir quem quer que seja de participar num espectáculo que estava devidamente visado pela Inspecção-Geral. Em consequência disso, a IGAC avançou ontem mesmo com um processo contra a direcção da ANGF e garantiu a participação do Grupo do Pinhal Novo nas corridas próximas para que está anunciado: sexta-feira em Santana da Serra e dia 28 na Monumental do Montijo.
Ao que o "Farpas Blogue" apurou, o Grupo de Forcados de Beja vai retirar-se, por isso mesmo, do cartel da corrida de sexta-feira em Santana da Serra, por temer represálias da ANGF pelo facto de alternar com um grupo não associado.
O baile está armado. E promete passos de dança impressionantes nos próximos tempos! Esperem para ver...

Foto D.R.